Eleição para presidência da OAB Piauí será realizada neste sábado
O processo eleitoral ocorrerá em Teresina, na sede da OAB-PI, e nas 20 subseções distribuídas pelo estado.Neste sábado (30), os advogados do Piauí poderão escolher a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, para o triênio 2025/2027. As eleições acontecerão das 10h30 às 18h30, de forma presencial, com o uso de urnas eletrônicas.
O processo eleitoral ocorrerá em Teresina, na sede da OAB-PI, e nas 20 subseções distribuídas pelo estado: Água Branca, Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Uruçuí e Valença.
De acordo com a OAB-PI, em conformidade com as normas eleitorais, a votação em trânsito é proibida. Portanto, o advogado(a) só poderá votar na subseção em que estiver inscrito(a). Essa medida tem como objetivo assegurar a integridade do processo eleitoral, respeitando os critérios definidos para a votação.
A OAB-PI ainda enfatiza que a votação presencial reflete um compromisso com a transparência e a integridade do processo eleitoral, assegurando que a eleição seja realizada de forma eficiente e com a participação plena de todos os advogados do Estado. Confira o perfil dos candidatos:
Raimundo Júnior – CHAPA 10
Raimundo de Araújo da Silva Júnior, natural de Guadalupe, é advogado com 19 anos de experiência. Em 2001, foi aprovado no concurso para Agente de Polícia Civil do Piauí e, entre 2007 e 2008, especializou-se em Direito Eleitoral e Direito Público. Em 2018, foi eleito Conselheiro Federal Suplente da OAB Piauí e Secretário Adjunto da Comissão Nacional de Direito Eleitoral. Agora, é candidato à presidência da OAB Piauí.
Aurelio Lobão - CHAPA 20
Aurelio Lobão Lopes, natural de Teresina, é advogado com mais de 21 anos de experiência e professor universitário há 17 anos, lecionando Processo Civil e Direito Eleitoral no UNINOVAFAPI. Foi Procurador Geral do Município de Teresina e Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PI). Doutorando em Direito Processual Civil pela USP, Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em diversas áreas, é especialista em Direito Cível, Eleitoral, Público e Minerário. Atuou como Assessor Jurídico em prefeituras, câmaras municipais e empresas privadas. Atualmente, é candidato à presidência da OAB Piauí.
Carlos Júnior - CHAPA 30
Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Júnior, natural de Esperantina, é advogado com 11 anos de atuação e Conselheiro Federal da OAB Piauí. Entre 2016 e 2018, integrou a Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí. Foi vice-presidente (2018) e presidente (2019-2021) da Subseção de Barras. Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e atualmente, candidato à presidência da OAB Piauí.
Por: Maria Fernanda Rios