O Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), efetuou o pagamento das bolsas de dezembro de 2024. Ao todo, foram investidos R$ 148.800,00, beneficiando 496 estudantes da rede pública estadual, com cada um recebendo R$ 300, por meio de transferência via Pix.
Segundo o Governo do Piauí, o Pibic-Jr visa estimular a vocação científica dos estudantes, oferecendo apoio financeiro e acadêmico para a realização de projetos com potencial de impactar positivamente as comunidades. Esse programa faz parte da iniciativa "Seduc Tec", que combina o ensino técnico e médio nas escolas estaduais.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o compromisso do governo com a educação científica e afirmou que os estudantes da Seduc que participam do Pibic-Jr estão sendo estimulados a produzir conhecimento científico desde cedo. “Este é um investimento no futuro, pois desperta o espírito de inovação e traz soluções para as comunidades. Estamos orgulhosos dos resultados e continuaremos apoiando esses jovens cientistas”, destacou.
Foto: Divulgação/ Governo do PiauíA aluna Geyciane Oliveira Almeida
A aluna Geyciane Oliveira Almeida, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Família Agrícola Baixão do Carlos, é um exemplo dos benefícios proporcionados pelo programa. Membro do grupo de pesquisa “Inovamente: Criatividade, Tecnologia Social e Propriedade Intelectual para Impacto Social”, que recebeu prêmio no II Prêmio PI nas Escolas, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ela destacou o impacto positivo da iniciativa. "Nossa pesquisa aborda sustentabilidade, propriedade intelectual e impacto social. Foi graças ao programa que pude desenvolver minhas ideias, participar de eventos científicos e apresentar meu trabalho a especialistas. Estou muito satisfeita com tudo o que conquistei", afirmou.
Outro exemplo de destaque é Francisco Elvis Bezerra Viana, de 15 anos, aluno do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas no CETI Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião. Ele está desenvolvendo o projeto “O Uso de Jogos Didáticos no Ensino de Ciências da Natureza”, que utiliza jogos como ferramenta para facilitar o aprendizado de Biologia, Química e Física. "A iniciação científica nos ensina a pesquisar, a ser curioso e a buscar resultados. A bolsa é uma grande motivação e um apoio fundamental para os meus estudos", enfatizou.
Ainda conforme destacado pelo Governo do Piauí, os projetos do Pibic-Jr têm contribuído com soluções práticas para problemas locais. Exemplos como os de Geyciane e Francisco ilustram como a pesquisa pode ser um motor de sustentabilidade, aprimorar a educação e fortalecer as comunidades. Assim, buscando posicionar o Piauí como um estado que aposta no potencial de sua juventude, impulsionando a transformação educacional e promovendo o avanço científico e social.