Dr. Pessoa cria faixa prefeital para utilizar na posse de Sílvio Mendes
Segundo o decreto, a faixa terá, aproximadamente, 10 cm e ficará sob a guarda do Cerimonial do Palácio da Cidade.O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), assinou o Decreto nº 27.445, que dispõe sobre a ‘faixa prefeital’ que deve ser usada na posse e transmissão do cargo. A portaria foi publicada no dia 27 de dezembro deste ano no Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, a peça já deve ser utilizada na posse do futuro prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) e do vice Jeová Alencar (Republicanos) no dia 1º de janeiro de 2025.
O dispositivo também pode ser usado nas outorgas de condecorações e distinções honoríficas; recepções, na sede do Executivo Municipal, a autoridades destacadas nacionais e internacionais, em visitas oficiais ao Chefe do Poder Executivo municipal; bem como em outras recepções e solenidades oficiais, a critério do Cerimonial.
Ainda segundo o decreto, a faixa terá, aproximadamente, 10 cm e ficará sob a guarda do Cerimonial do Palácio da Cidade. Ela será confeccionada em gorgorão de seda, com as cores, total ou parcial, da Bandeira de Teresina.
O Brasão do Município será fixado na altura do peito e a faixa deve ser colocada transversalmente, começando pelo ombro direito, descendo à altura do quadril esquerdo, onde ligará a uma roseta, também em gorgorão de seda, com largura de 9 cm, pregueada e tendo, no centro, um botão azul e, nas extremidades da faixa, uma franja azul. A faixa neste ponto interliga com a outra parte que, também de forma transversal, adveio pelas costas da autoridade.
Programação da posse
A posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores acontecerá no dia 1º de janeiro de 2025, às 11h no Teatro SESC Cajuína, localizado na Avenida Cajuína, bairro Noivos.
No mesmo dia, às 13h, será realizada a transmissão de cargo no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresina. A programação contará também com uma missa em ação de graças no dia 02 de janeiro de 2025, promovida às 9h na Igreja Nossa Senhora do Amparo.