Cooperart-Poty resgata história da cerâmica piauiense e atrai turistas em Teresina
O Polo Cerâmico e a Vila Poty são os principais pontos comerciais que influenciam a economia regional.A Cooperativa de Artesanato do Poty (Cooperart-Poty) é a garantia de sustento para 39 artesãs e suas famílias, além de atrair diversos turistas para o Polo Cerâmico do Poty Velho, na zona Norte de Teresina. Segundo o Governo do Piauí, a reforma promovida em 2024 ampliou o espaço e garantiu a revitalização.
A diretora-presidente da cooperativa, Raimundinha Teixeira, a obra proporcionou mais visibilidade para o Polo Cerâmico, contribuindo para que as artesãs desenvolvessem peças ainda mais artísticas e elaboradas.
“Aqui, só temos motivos para comemorar. Somos 39 mulheres da zona norte de Teresina que, agora, produzem com mais inspiração. A reforma tornou o local mais visível e atraiu novos clientes”, destaca a diretora-presidente da cooperativa, Raimundinha Teixeira.
Raimundinha também destacou o papel social da Cooperart-Poty que resgata a história da cerâmica do bairro Poty Velho, além de contar a trajetória de municípios piauienses, como Floriano e São João da Varjota. O destaque do memorial é a homenagem ao ceramista pioneiro do Polo Cerâmico, Raimundo Camburão, reconhecido na década de 1960 por produzir potes e filtros.
“Além do memorial, a Cooperart-Poty conta com toda a estrutura necessária para a produção das peças. Tudo é feito aqui, em nosso espaço. Temos fornos a lenha, a gás e elétrico, que garantem a qualidade do trabalho artesanal”, completa Raimundinha Teixeira.
Segundo a Cooperart-Poty, as escolas também têm estimulado os estudantes a conhecer esse espaço histórico e cultural em atividades de campo. Outra atração que movimenta os turistas é o Parque Vila Poti, que foi inaugurado em junho deste ano, oferecendo opções de lazer e gastronomia, com um ambiente atrativo.