Rafael Fonteles entrega obra do Orçamento Participativo em Teresina
De acordo com o Governo do Piauí, esta é a primeira obra oriunda do OPA.Na manhã desta sexta-feira (09), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou a pavimentação asfáltica da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina. Esta é a primeira obra oriunda do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024 na capital.
Segundo o governador, a pavimentação asfáltica possui área total de 8.800 m² e foi executada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com o valor de R$ 928.313,41. O trecho foi uma reivindicação da Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto.
O OPA é um programa estadual que visa trazer as comunidades para as decisões do estado, implantação obras. O presidente da associação do bairro, Roriz Rodrigues, disse que a pavimentação foi muito bem-vinda, pois melhorou a qualidade de vida da população.
“Era uma via morta, cheia de buraco e mato e agora está movimentada, o pessoal fazendo caminhada, com direito de ir e vir”, comentou o morador.
Cerca de 3.500 moradores votaram e escolheram quais obras seriam realizadas. De acordo com o governador, ainda serão entregues a pavimentação asfáltica que liga o Torquato aos Torrões e a construção do Centro de Convivência.
O Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, afirmou que após o carnaval será lançado um novo edital para que as comunidades possam participar do OPA24/25. “Vamos anunciar a próxima edição e autorizar a execução para outras que serão entregues, o orçamento Popular vai contemplar também as cidades de Picos, Floriano e Piripiri”, disse o gestor.
Flávio Nogueira, Secretário de Infraestrutura, disse que no programa vai parte da democratização. “Nós assinamos a ordem de serviço no dia de 10 janeiro e hoje, um mês depois, já estamos inaugurando e assim nós vamos fazer na Santa Maria da Codipi de no bairro Santa Cruz”, disse.
Rafael Fonteles ainda acrescentou que a inauguração foi um marco histórico no que diz respeito à participação popular efetiva “Foram mais de 25 mil pessoas votando, usamos tecnologia e ferramentas do dia-a-dia para todos pudessem participar”, celebrou o governador.