Ministro Camilo Santana lança Programa Pé-de-Meia em Teresina
O Programa tem o objetivo de incentivar os jovens adolescentes com uma espécie de poupança.Na manhã desta terça-feira (05), o ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do governador Rafael Fonteles, lançou o programa Pé-de-Meia, no Centro de Convenções de Teresina.
O Programa tem o objetivo de incentivar os jovens adolescentes com uma espécie de poupança, permanência e a conclusão dos estudos de alunos matriculados no ensino médio da rede pública.
Segundo Rafael Fonteles, o projeto traz a evolução do ensino médio onde os estudantes terão mais condições de prosperar na futura vida profissional.
“Somos o primeiro estado do nordeste a receber o ministro, ele veio do Espírito Santo ontem e essa estratégia do governo federal, no caso do Piauí, vai chegar a quase 70 mil alunos, 200 milhões de reais por ano. Então isso sem dúvida é uma revolução no ensino médio, sem dúvida é um dos maiores programas do presidente Lula e vai ter um efeito na economia também, porque esses alunos serão melhor formados e terão mais condições de prosperar na sua futura vida profissional e complementa programas que nós já fazemos aqui no Piauí”, disse o governador.
De acordo com o ministro da educação Camilo Santana, a iniciativa incentivará os jovens a estudar e ter mais responsabilidade e inteligência financeira.
“Mais de 480 mil alunos do ensino médio brasileiro deixaram a escola, que são muitos motivos que eles deixam as escolas, que ainda é uma necessidade financeira, quando chega uma certa idade os jovens precisam trabalhar e ganhar seu dinheirinho, e muitas vezes ajudar seus familiares, então muitos deixam a escola por esse motivo, então esse é o objetivo desse projeto que o programa que vai ajudar a beneficiar alunos de baixa renda”, enfatizou o ministro da educação.
O governador ainda ressalta que a inicitativa grante que os jovens se formem e tenham mais oportunidades do mercado de trabalho e ensino superior.
“As bolsas que concedemos aos premiados em torneios de matemática, português enfim são várias iniciativas para a gente focar nessa área sagrada da formação das pessoas que é exatamente o ensino médio ali onde ele está saindo da vida estudantil para a vida profissional. Então é a hora do estado dar as mãos da dar a mão a esses jovens para garantir que se formem bem e tenham mais oportunidades do mercado de trabalho e também no ensino superior”, fianlizou.