Secretaria de Segurança Pública do Piauí devolve 700 celulares roubados

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, o projeto do Piauí é pioneiro e será inserido em âmbito nacional junto ao Ministério da Justiça.

Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), através da Superintendência de Operações Integradas, realizou a restituição de 700 celulares roubados.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, além do edital de convocação publicado no site e nas redes sociais da segurança pública, a população também foi notificada via WhatsApp. “Só não receberam a notificação aqueles que não atualizaram seu número no boletim de ocorrência, por isso, devem ficar atentas ao edital de convocação”, alertou.

Ainda segundo o delegado esta é a quarta grande restituição de celulares feita no estado. “Hoje nós estamos em festa, é um grande evento, no penúltimo, foi um dos maiores do Brasil de restituição, onde foram recuperados mais de 1000 celulares e hoje vamos devolver mais 700 aparelhos”, relatou. 

O delegado também enfatizou que o projeto de restituição do Piauí é pioneiro e tem repercussão nacional pela sua eficácia. "Inclusive, hoje, estamos recebendo a visita do Distrito Federal, Sergipe, e Rio de Janeiro, além disso, junto ao governador Rafael Fonteles e ao Secretário Chico Lucas, ficou decidido que o nosso projeto será inserido na política pública nacional implementado junto ao Ministério da Justiça”, informou Zanatta.

Antônio Ferreira do Nascimento, morador da Santa Maria da Codipi, é uma das pessoas que teve o aparelho celular restituído, após seis meses, está com o seu bem material de volta. "Eu estava andando na rua do meu bairro e fui abordado por um homem de moto, que levou meu aparelho e desde então estava sem o celular", relatou o teresinense.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, atualmente o roubo de celulares diminuiu 40% em Teresina. “Na verdade, o que a gente quer é desestimular o consumo final, por exemplo, o celular só é roubado porque a pessoa vai vender, então se o consumidor final ficar consciente que se comprar um produto roubado vai ter que devolver, isso vai acabar com esse ciclo criminoso, é isso que nós estamos querendo fazer”, pontuou.

Documentos necessários para receber o aparelho na restituição

Os proprietários dos aparelhos que receberam a intimação deverão comparecer à Secretaria de Segurança, apresentar o documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e o boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo, caso tenha ocorrido. Confira o edital aqui.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

SSP-PI

Roubo

Operação Interditados

Governo do Piauí

Veja também