Reunião do G20 é encerrada em Teresina com consenso para aliança contra a fome

O encontro, que abrangeu cerca de 50 delegações de diversos países, foi marcado pela convergência em torno das bases para a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Nesta sexta-feira (24), encerrou-se a reunião da Força-Tarefa de Combate à Fome e à Pobreza do G20, realizada na cidade de Teresina. O encontro, que abrangeucerca de 50 delegações de diversos países, foi marcado pela convergência em torno das bases para a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, um marco significativo na luta contra esses desafios globais.

Após intensas discussões, os delegados chegaram a um consenso sobre os termos de referência, marcos de governança e declarações de compromisso dos países participantes. De acordo com o ministro Wellington Dias, dois documentos base foram elaborados e agora aguardam a avaliação financeira por técnicos e autoridades da Trilha de Finanças. Esta avaliação é necessária para ajustar as iniciativas propostas às diferentes regras e legislações de cada país.

O ministro Wellington Dias ainda destacou a importância do consenso alcançado: "a força-tarefa, que reuniu mais de cinquenta delegações em Teresina, conseguiu alcançar a convergência total dos termos de referência e no quadro de governança da aliança global contra a fome e a pobreza. Também conseguimos a convergência total no modelo de aliança global para as declarações de compromisso. São dois importantes documentos que fazem parte de todo esse esforço desde a Índia. O documento fundacional da aliança de combate à fome e à pobreza já está completamente revisado e trabalhado, resultando em um texto final quase pronto, mantida apenas a possibilidade de alguma verificação nos próximos dias."

Durante o encontro, foi apresentada e discutida a plataforma eletrônica da cesta de políticas, que já está online e operando, ela foi amplamente acolhida pelo G20 em Teresina. Esta plataforma visa facilitar a implementação das políticas acordadas no combate à fome e à pobreza.

As delegações também tiveram a oportunidade de visitar experiências locais de produção de alimentos, como a agricultura familiar no projeto Vale Verde, que exemplifica a produção de alimentos saudáveis por milhares de produtores em todo o Brasil. Esses alimentos são comercializados localmente e também destinados à alimentação escolar, cozinhas solidárias e restaurantes populares.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou a relevância do evento: "para que o evento acontecesse de maneira muito adequada do ponto de vista técnico, possibilitando o debate de todas as delegações presentes, e especialmente o ambiente acolhedor que é o que a gente constatou ao conversar com cada um dos membros das delegações que visitam nosso estado. Então, sem dúvida, o acolhimento e a organização do evento contribuíram para esse consenso quase total nos documentos discutidos nesses três dias de reunião. Mais uma vez, o governo do Piauí e o povo do Piauí se sentem honrados com a presença das delegações internacionais para tratar de um tema tão importante para nós."

Com o encerramento da reunião, o G20 dá um passo importante na luta global contra a fome e a pobreza, estabelecendo as bases para a criação de uma aliança que promete trazer mudanças significativas e sustentáveis.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

G20

Veja também