Corrida contra o Feminicídio mobiliza 3 mil pessoas na zona Leste de Teresina
De acordo com a secretária das Mulheres, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e dar visibilidade ao combate a violência contra a mulher.Na manhã deste domingo (26), a Corrida contra o Feminicídio reuniu 3 mil pessoas no Parque Nova Potycabana, zona Leste de Teresina. A ação faz parte da campanha “Ei, mermã no enfrentamento ao feminicídio”, desenvolvida pela Secretaria das Mulheres (Sempi).
De acordo com a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, a campanha busca sensibilizar a sociedade sobre o zelo pela vida. “As mulheres estão morrendo pelo simples fato de serem mulheres. Elas são mortas pelo ódio, pela misoginia. Então nós queremos essa sensibilização. Então a corrida é muito importante porque dá visibilidade junto à sociedade sobre a violência contra as mulheres. Além disso, o esporte, a corrida, fomenta o esporte, o bem-estar”, comentou.
Uma das atletas, Gizana Lima, ressaltou a importância da divulgação da causa. “A gente divulga entre nós os canais de denúncia, a rede de acolhimento. Os homens também devem fazer parte dessa luta”, acrescentou.
A corrida passou pela Avenida Raul Lopes, seguindo para a ponte Wall Ferraz, retornando pela rotatória do Monumento “Negros Mercadores”. O evento também contou com uma feirinha, aluguel de bicicletas, bem como orientações de saúde e sobre a Lei Maria da Penha.
Por Guilherme Freire