Pedro II se prepara para o 18º Festival de Inverno nesta quinta-feira
O evento inicia nesta quinta-feira (30) e segue até dia 02 de junho, com grandes perspectivas para a rede hoteleira, restaurantes, artesanato e ecoturismo do município.A cidade de Pedro II está se preparando para receber a 18ª edição do Festival de Inverno, que promete não só entreter, mas também impulsionar significativamente a economia local. O evento terá atrações musicais diversas e ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho.
De acordo com o Governo do Piauí, a expectativa é de movimentação na rede hoteleira, restaurantes, no comércio de artesanato e na venda de opalas, pedra preciosa exclusiva da região e da Austrália. Além disso, o ecoturismo ganhará destaque, atraindo visitantes ávidos por explorar as belezas naturais do município.
O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância multifacetada do festival. "O evento é grandioso não apenas pelos shows, mas também por trazer à tona o artesanato, os negócios, o turismo e a gastronomia de Pedro II para os visitantes, incrementando assim a economia local. A cidade é acolhedora e famosa por suas opalas, que eu sempre carrego na lapela do paletó para divulgar essa nossa riqueza", afirmou Fonteles.
Para o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o crescimento de Pedro II está intrinsecamente ligado ao festival. "O município tem um enorme potencial turístico, com uma rede hoteleira e restaurantes prontos para receber turistas. Esta edição do festival é ainda mais vigorosa, maior e melhor do que a de 2023, e certamente fortalecerá a economia local", destacou Monteiro.
O evento é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PI, que irá desenvolver uma série de ações durante o festival. As atividades incluem capacitações em educação ambiental no turismo, atendimento e vendas, além de boas práticas no serviço de alimentação. Também serão oferecidas consultorias para melhorar produtos de artesanato, qualidade no atendimento, segurança sanitária e governança nos meios de hospedagem, além da criação e aprimoramento de pratos e controle financeiro nos estandes.
Júlio César Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí, comentou sobre a colaboração entre diversas instituições para fortalecer o turismo, a economia e a cultura regional. "Durante o evento, o Sebrae promove a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica, iniciativas que visam fomentar a geração de negócios e dar visibilidade às micro e pequenas empresas. Nos meses que antecedem o festival, oferecemos cursos e consultorias para preparar os empresários a maximizar suas oportunidades de sucesso", destacou Júlio César.