Hemopi realiza ação interativa em comemoração ao Dia do doador de Sangue
No mesmo período, em 2023, mais de 6.000 doadores compareceram às unidades do Hemopi.O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) de Teresina realizou uma ação interativa de comemoração ao Dia do Doador de Sangue, na sexta-feira (14). A iniciativa veio no contexto do Junho Vermelho.
A ação contou com a colaboração do Movimento Hemocentros Unidos e o Instituto Pró-Hemo, na campanha "De geração em geração. Para sempre doador", que entregou fotos de lembrança para os doadores que compareceram ao Hemopi.
"Eu sempre tive vontade de doar, mas ficava meio receosa. Hoje eu aceitei o convite da professora, que sempre está incentivando a doação de sangue entre os alunos. E aí adorei a ideia das fotos como lembrança desse dia", afirmou a estudante Laura Cabral.
O fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/PI), Álvaro Martins Filho, tem 57 anos e é doador desde os 18. "Como doador de sangue, eu tenho a oportunidade de ajudar pessoas que eu nunca vou ver, mas estarei contribuindo com a vida delas. A maioria das pessoas só doa quando alguém próximo necessita de ajuda. Eu realizo a doação independente disso".
A campanha tem o objetivo de aumentar o número de doações no estado. Em 2023, no mesmo período, mais de 6 mil doadores compareceram às unidades do Hemopi, gerando 4.641 doações de sangue efetivadas.
“É um momento de conscientização, já que o sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. E também de celebrar os doadores, que de geração em geração, vem salvando vidas de forma voluntária e solidária”, ressalta o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.
O Hemopi possui unidades de coleta nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.