Piauí Pet Castramóvel realizou mais de 3.000 castrações no estado
Desde seu início em 2023, seis edições do projeto já foram realizadas. Teresina tem o maior número de castrações realizadas: 1.657 ao todo.O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), iniciado em 2023, registrou neste mês de julho um número de 3.020 castrados e com microchips para monitoramento populacional implantados.
Até o momento, o Piauí Pet Castramóvel realizou seis edições, com destaque para Teresina, que contabiliza 1.657 castrações, seguida por Parnaíba com 596, Picos com 438, e Piripiri com 329. Essas ações são fundamentais para reduzir a proliferação descontrolada de animais e prevenir doenças.

"Com o Piauí Pet, contribuímos para a promoção do controle populacional e prevenção do abandono animal em todo o estado", afirma Daniel Oliveira, secretário da Semarh. Ele destaca que a castração não apenas previne doenças, como também aumenta a expectativa de vida dos animais e ajuda a diminuir o número de animais abandonados. Segundo Oliveira, as seis edições do projeto já evitaram o nascimento de mais de 30.000 animais entre cães e gatos em dois anos.
Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio/Semarh), explica que os animais são cadastrados no local das ações e passam por uma triagem para identificar aqueles aptos para a castração. Em seguida, são submetidos a exames laboratoriais e encaminhados para as clínicas onde as castrações são realizadas, com a implantação de microchips para garantir o monitoramento populacional. "Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emite o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados", destaca Chaves.