Secretário da Justiça debate sobre Plano de Segurança Pública do Piauí

Além do secretário Carlos Augusto, o diretor de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus, Reginaldo Moreira, e representantes da Polícia Penal do Piauí também estiveram presentes nas discussões.

O secretário da Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, participou nesta sexta-feira (19) do segundo dia de discussões para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí. O evento tem como objetivo promover um diálogo aberto e participativo entre a sociedade e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança nos 12 territórios de desenvolvimento do estado.

Além do secretário Carlos Augusto, o diretor de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus, Reginaldo Moreira, e representantes da Polícia Penal do Piauí também estiveram presentes nas discussões. Esses encontros são essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes e para o alinhamento das ações entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil.

Foto: Divulgação/ Ascom
Secretário da Justiça debate sobre Plano de Segurança Pública do Piauí

Para Carlos Augusto, o debate sobre segurança pública é crucial, pois trata-se de uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade. “Não se faz segurança pública sem investimentos. Precisamos de políticas públicas com responsabilidades verticalizadas, que venham do poder federal, estadual e municipal. O governador Rafael Fonteles prioriza a segurança pública em seu governo, quando investe na contratação de mais policiais, mais equipamentos e cuidando do sistema de cumprimento de pena, com reformas e novas unidades prisionais. E por isso, o Piauí vive um cenário diferente”, destacou o secretário.

Entre as unidades que passam por melhorias estão a Penitenciária Regional Maria de Cota (Oeiras), Penitenciária Prof. José Ribamar Leite (Teresina), Penitenciária José de Deus Barros (Picos), Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo (Esperantina) e Penitenciária Irmão Guido (Teresina).

As unidades Colônia Agrícola Major César Oliveira (Altos) e Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano) estão em fase de reestruturação. Esses esforços são parte da estratégia de reconstrução do sistema prisional do Piauí, que visa abrir novas vagas, garantir a segurança do trabalho da Polícia Penal e oferecer oportunidades de ressocialização para os detentos.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Secretaria de Estado da Justiça - Sejus

Governo do Piauí

SSP-PI

Veja também