'Encontro Pérolas de Memórias' celebra 30 anos de PMs femininas no Piauí
No evento, foram mencionadas as notórias conquistas das policiais femininas nos quadros da instituição.Na manhã desta segunda-feira (1º), a Polícia Militar do Piauí celebrou três décadas de serviço das mulheres na segurança pública do estado com o "Encontro Pérolas de Memórias". O evento, realizado no auditório do Colégio da PMPI, reuniu integrantes das turmas de 1992 e 1994, que completam 30 anos de atuação este ano, além de contar com a presença do Coronel José Alves Rodrigues, idealizador da inclusão feminina na corporação.
O encontro foi marcado por emocionantes relatos e homenagens que destacaram o pioneirismo e as conquistas das mulheres nas primeiras turmas da Polícia Militar do Piauí. A Major Márcia Jeane, coordenadora do Proerd, enfatizou a importância desse momento histórico:
"Hoje tivemos o encontro Pérolas de Memórias, realizado no auditório do Colégio Militar da PMPI, com a participação das turmas de 1994, que completou 30 anos em fevereiro deste ano, e também com a turma de 1992, que completa 30 anos em agosto deste ano. Sem elas, a nossa história não seria possível. O evento também contou com a presença do Coronel José Alves Rodrigues que, juntamente com sua esposa, tiveram a ideia de criar o quadro de policiais femininas. Nós tivemos a modificação do nosso uniforme”, reforça.
Durante a solenidade, a Coronel Júlia Beatriz, uma das primeiras policiais femininas do estado, compartilhou sua experiência e as conquistas das mulheres na corporação. Em seu discurso, ela destacou a capacidade e a determinação das policiais em superar desafios e desempenhar diversas funções com excelência:
"Vestir a camisa da PM não é 'pra' todo mundo. É mais do que comprovado que temos capacidade de desempenhar com maestria várias funções ao mesmo tempo", explicou a Coronel Júlia.