Servidores de Teresina transformam plástico em mudas de plantas
Eles doaram 631 embalagens plásticas de alimentos para a produção de mudas de plantas no viveiro mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.No Dia Internacional sem Sacos Plásticos, celebrado nessa quarta-feira (03), os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação realizaram uma ação exemplar de sustentabilidade. Eles doaram 631 embalagens plásticas de alimentos para a produção de mudas de plantas no viveiro mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Essa prática, que começou no início deste ano, é uma iniciativa permanente e voluntária dos servidores da sede da secretaria e dos projetos e programas vinculados, como a Agenda Teresina 2030 e o Viver+Teresina. Este último é um programa de investimentos em ações e obras voltadas para a adaptação da cidade à crise climática. A última coleta das embalagens ocorreu entre os meses de abril e junho, evidenciando o compromisso contínuo com a sustentabilidade.
“Aqui na secretaria, buscamos aplicar diariamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Eles norteiam não apenas nossos projetos, mas o nosso ambiente de trabalho e nossa relação com o mundo. Com a arrecadação das embalagens plásticas e destinação sustentável desse resíduo, estamos contribuindo para o Plano de Arborização da cidade e para a construção de uma consciência coletiva”, afirmou Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.
O Plano de Arborização de Teresina tem como meta o plantio de 15 mil mudas somente este ano. Para fortalecer essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou mais um viveiro, focando na produção de mudas de espécies nativas e frutíferas.