Piauí sedia 1° Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais

O workshop acontece nos dias 14 e 15 de agosto e é realizado em parceria com a Federação Brasileira de Bancos.

O governador Rafael Fonteles participou da abertura do 1° Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais, que tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as forças de segurança pública e o setor privado no desenvolvimento e compartilhamento de estratégias contra fraudes eletrônicas. 

O evento, realizado nos dias 14 e 15 de agosto pela Secretaria de Estado da Segurança e Superintendência de Operações Integradas (SOI), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), reúne especialistas em prevenção de fraudes, big techs, líderes em tecnologia cibernética e agentes de segurança pública, como Microsoft, Google, Anatel, Santander, entre outros.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
1° Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais

Durante o workshop, são abordadas inovações em inteligência artificial e outras tecnologias aplicadas à prevenção de fraudes digitais. Segundo o  governador Rafael Fonteles  a importância da capacitação das forças de segurança pública para avançar no combate a esses crimes, que têm aumentado significativamente. Ele enfatizou o compromisso do governo em investir em inteligência e tecnologia para combater o crime, sublinhando a relevância do evento para qualificar ainda mais os profissionais e a sociedade na prevenção e remediação de crimes digitais.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou o papel do Piauí no cenário nacional de combate a crimes virtuais, sendo o estado o primeiro do Nordeste a sediar esse workshop da FEBRABAN. Ele comemorou a oportunidade de firmar parcerias com instituições nacionais e internacionais no combate à fraude e no avanço tecnológico em segurança pública. 

O delegado Matheus Zanatta, da Superintendência de Operações Integradas, destacou que o evento reúne mais de 150 pessoas de fora do estado, representando diversos players, bancos digitais, plataformas e forças de segurança, para trocar experiências e qualificar as equipes na investigação, repressão e prevenção de fraudes digitais.“É o primeiro workshop do Nordeste de combate às fraudes digitais; tem pessoas representando vários players, bancos digitais, plataformas e forças de segurança, para trocarmos experiência e qualificar as forças de segurança na investigação, repressão e também na prevenção desse tipo de crime”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

SSP-PI

Superintendência de Operações Integradas (SOI)

Veja também