Festival Cena Nordeste encanta Teresina com a força da cultura nordestina
A programação continua neste sábado (3), com visitação ao Polo Cerâmico Poty Velho e ao Encontro dos Rios, apresentações de dança, teatro e música.Uma iniciativa itinerante do Consórcio Nordeste em parceria com as Secretarias de Cultura dos nove estados da região, teve em Teresina nesta sexta-feira (2). O evento “Cena Nordeste”, que celebra a diversidade cultural do Nordeste, trouxe à capital piauiense uma variedade de expressões artísticas, incluindo artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, cultura popular, música e forró.
A programação do primeiro dia foi marcada por uma variedade de linguagens artísticas, que encantaram o público presente. Na Galeria do Clube dos Diários, o Graffiti Coletivo do Ceará e a Feira de Artesanato Mestre Dezinho coloriram o espaço, enquanto performances do Grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo e Belezas do Carimbó (Grupo Afro Cultural Ylu Ayê) levaram a cultura popular para o centro das atenções.
No Teatro Torquato Neto, a Mostra Audiovisual de Sergipe, seguida de uma mesa redonda, proporcionou um momento de reflexão sobre a produção audiovisual na região. Yérsia Assis, realizadora sergipana, destacou a importância do evento para fortalecer o direito à cultura e valorizar as políticas públicas nesse setor.
A abertura oficial do Cena Nordeste, realizada no Theatro 4 de Setembro, contou com apresentações de grandes nomes da música nordestina, como Écore Nascimento e Marcelo Moura Fé. O espetáculo de dança “Maria Bonita”, do grupo Redemoinho de Dança do Piauí, emocionou a plateia.
Para o Secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o Cena Nordeste representa um marco importante para a retomada do circuito cultural no Piauí. "Nesse momento de reencontro e de fortalecimento das redes culturais, o Cena Nordeste vem para abraçar essa causa", afirmou.