Sesapi promove fórum para reforçar importância do aleitamento materno

Durante o evento, serão discutidos assuntos relativos à temática deste ano: "Amamentação: Apoie, em todas as situações".

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, promove nesta terça-feira (06) o II Fórum de Incentivo ao Aleitamento Materno. O evento, em comemoração ao Agosto Dourado, ocorrerá no Cineteatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), das 8h às 17h, e tem como objetivo sensibilizar e informar a população sobre a importância do aleitamento materno.

Durante o fórum, serão abordados temas relativos à amamentação, com foco na temática do Agosto Dourado de 2024: "Amamentação: Apoie, em todas as situações". A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, Consolação Nascimento, destaca o aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo (AME) no estado nos últimos anos, conforme os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

Foto: Divulgação
Leite materno

“Em 2022, das 606 crianças menores de 6 meses do Nordeste, 50% delas estavam em aleitamento exclusivo. Em 2023, esse número aumentou para 51%, o que mostra uma melhoria de saúde e vida dessas crianças”, afirma Consolação Nascimento.

A amamentação exclusiva é reconhecida mundialmente como uma prática essencial para a saúde infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês. A prática não só melhora a nutrição das crianças, mas também fortalece o sistema imunológico, protegendo contra doenças comuns na infância.

O Agosto Dourado é um mês dedicado a promover a conscientização sobre a amamentação, ressaltando seus benefícios tanto para as crianças quanto para as mães. No Piauí, a Sesapi tem desenvolvido ações de incentivo ao aleitamento materno, com foco em aumentar as taxas de amamentação exclusiva e apoiar as mães em suas jornadas de amamentação.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi

Veja também