Tribunal de Justiça do Piauí homenageia ministros Luis Felipe Salomão e Liana Chaib

Os ministros foram reconhecidos por suas contribuições ao Judiciário em cerimônia no Palácio da Justiça.

Na manhã desta sexta-feira (09), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou uma solenidade no Plenário do Palácio da Justiça, no bairro São Raimundo, para a entrega do Colar do Mérito do Judiciário. Entre os homenageados estavam o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib. A honraria é concedida a personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Durante o evento, o ministro Luis Felipe Salomão comentou sobre os desafios enfrentados em sua função de corregedor, onde destacou a complexidade e a intensidade do trabalho realizado ao longo do último ano.

"Pode ser uma pergunta complexa, porque foram um ano inteiro de pesquisas, né, nós trabalhamos muito intensamente ali, avaliando todos os processos, eram inúmeros processos, enquanto que nós tínhamos muitas representações contra magistrados que atuaram ali, no primeiro grau, no segundo grau, o que nós fizemos foi uma produção de um relatório muito extenso, muito detalhado, sobre a atuação do que encontramos lá, para fins de responsabilização, tanto no campo administrativo, quanto no campo criminal," afirmou Salomão. Ele ressaltou que o relatório produzido está disponível ao público no site da corregedoria e que seu papel foi o de instruir as representações e verificar a responsabilidade dos envolvidos. "Quem não fez nada errado não tem nada a temer," concluiu.

Foto: Reprodução
Ministra do TST e Conselheiro do CNJ são homenageados com Colar do Mérito do Judiciário

A ministra Liana Chaib, que já atuou como juíza no TJ-PI, expressou sua gratidão ao receber a honraria, destacando o orgulho e a responsabilidade que o reconhecimento representa.

"Eu recebo essa medalha com muito orgulho, com muita felicidade e também com muita responsabilidade porque eu fui juíza do Tribunal de Justiça aqui, fui juíza de Direito, então eu venho dessa casa e receber o reconhecimento dessa casa para mim é também receber o reconhecimento do meu trabalho e de todas as mulheres," disse Liana. Ela enfatizou que a conquista não é apenas sua, mas de todas as mulheres que lutam por seus sonhos. "Hoje eu represento o TST, que lá também é uma casa que só tem sete mulheres no Tribunal de 27, então eu acho que essa medalha é ofertada e eu a ofereço a todas as mulheres que tenham um sonho," declarou a ministra, que também comentou sobre a importância do combate ao trabalho escravo.

Foto: Reprodução
Ministra do TST e Conselheiro do CNJ são homenageados com Colar do Mérito do Judiciário

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, que reconheceram a relevância das contribuições de Salomão e Liana para o Judiciário brasileiro. Ambos, com trajetórias distintas, mas igualmente notáveis, simbolizam o esforço contínuo pela melhoria e transparência das instituições judiciárias do país.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI

Veja também