Voluntários se reúnem para coletar lixo às margens do Rio Poti em Teresina

De acordo com a Semarh, todo o material coletado será destinado a cooperativas de catadores.

Em celebração ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado nesse sábado (21), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, em parceria com o projeto "Mãos que Ajudam a Limpar o Meio Ambiente", da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma grande mobilização nas margens do Rio Poti, em Teresina. 

De acordo com a Semarh, a ação teve como objetivo a retirada de resíduos sólidos ao longo do percurso que vai do Centro de Educação Ambiental (CEA) até o fim da Floresta Fóssil, envolvendo mais de 200 voluntários.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Dia Mundial da Limpeza

A secretaria informou que durante a atividade, foram coletados diversos tipos de resíduos sólidos, que posteriormente serão encaminhados para cooperativas de catadores. Além da limpeza, o evento promoveu ações de conscientização ambiental e plantio de mudas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente, destacou a importância da ação para o meio ambiente e a cidadania: "Foi um dia de limpeza, conscientização e cidadania. Uma importante ação de incentivo e proteção ao meio ambiente. Além de limpar a margem do Rio Poti e levar conscientização ambiental, na ocasião, também simbolizamos o momento com o plantio e a distribuição de mudas", disse.

O plantio e a distribuição de mudas marcaram o encerramento da atividade, com cada voluntário comprometendo-se a plantar uma árvore, ampliando os esforços de recuperação ambiental e proteção do ecossistema local.

 PRO Verde Piauí também esteve presente na ação, levando atividades de conscientização para quem transitava pela Avenida Raul Lopes, que margeia o Rio Poti. No local, mudas de árvores frutíferas foram distribuídas à população, com o objetivo de incentivar o plantio e fortalecer a cultura de preservação ambiental em áreas urbanas.

Fabio Rodrigues, presidente da Estaca Teresina Brasil Horto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que coordenou a ação, ressaltou o impacto da mobilização: "Nosso objetivo hoje foi conscientizar a população que precisamos fazer muito mais pelo meio ambiente e ficamos felizes por contribuir com esta ação."

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)

Veja também