Dois brigadistas morrem durante combate a incêndio florestal em Uruçuí

O Subcomandante Geral dos Bombeiros Militares do Piauí, Coronel José Veloso, lamentou o falecimento dos profissionais e destacou os riscos enfrentados durante o combate aos incêndios.

Dois brigadistas morreram durante combate a um grande incêndio florestal na manhã desta terça-feira no município de Uruçuí. As vítimas foram identificadas como Edinelson e José.

De acordo com nota oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, os brigadistas locais estavam monitorando o fogo no interior do Estado e participando de treinamentos.

Foto: Divulgação/ CBMEPI
Combate a incêndio

O Subcomandante Geral dos Bombeiros Militares do Piauí, Coronel José Veloso, lamentou o falecimento dos profissionais e destacou os riscos enfrentados durante o combate aos incêndios.

"Lamentamos profundamente a perda desses dois homens de Uruçuí. Só nós e Deus sabemos os riscos que enfrentamos a cada foco de incêndio, a cada ocorrência. Diante dessa tragédia, fica a reflexão de que precisamos da colaboração da população e que, principalmente, não somos heróis. Temos limitações e obstáculos, por isso é prudente solicitar nossa ajuda sempre que possível, seja para um militar, um brigadista ou até mesmo um cidadão comum", declarou o Subcomandante Geral dos Bombeiros Militares do Piauí, Coronel José Veloso.

A área segue sendo monitorada pelas Equipes de Especialistas em Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, que fazem parte do acordo Técnico-Operacional com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, atualmente, cerca de 66 municípios do Estado possuem brigadas, compostas em média por 13 a 20 brigadistas, totalizando mais de 850 homens.

O Subcomandante Veloso explicou que os bombeiros se esforçam para estar presente em vários municípios, principalmente os mais afastados, mesmo com dificuldades logísticas.

"Gostaríamos de ter equipes nas principais regiões afetadas pelos incêndios, mas isso ainda não é possível. Mesmo assim, onde somos chamados, os Bombeiros Militares fazem de tudo para estar presentes, seja com grupamentos, brigadas ou até mesmo com o auxílio da Polícia Militar e sua aeronave, que já foi utilizada em alguns casos este ano", ressalta José Veloso.

Mais conteúdo sobre:

Uruçuí

Piauí

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí

Incêndio

Veja também