Médico relatou pane na hélice de avião antes de pouso forçado em Teresina
O acidente aéreo foi registrado na manhã deste domingo (08) na BR 316, próximo a um terminal de ônibus.O médico Jacinto Lay comunicou à torre de controle do Aeroporto Senador Petrônio Portella uma falha na hélice minutos antes do avião de pequeno porte, que ele pilotava, cair na BR-316, em Teresina. O acidente aéreo aconteceu na manhã deste domingo (8) e um áudio revelou o piloto declarando emergência, informando que faria um pouso forçado na rodovia.
Na gravação, o piloto informa sobre a perda de controle da aeronave e descreve a situação. “Perda da hélice em voo, vai procurar pousar na BR que vai para Barro Duro”, diz o piloto. A pane mecânica relatada no áudio teria sido decisiva para o desenrolar dos fatos que culminaram na queda da aeronave.
Após a comunicação, o avião perdeu altitude e acabou colidindo contra uma van, uma motocicleta e logo depois contra um ponto de ônibus, causando ferimentos tanto no piloto quanto no conduto da motocicleta.
Populares ajudaram a resgatar o médico, que estava preso às ferragens, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A vítima sofreu fraturas nas pernas e já passou por procedimentos médicos, mas permanece internada.
Um vídeo também registrou momentos antes da queda do avião de prefixo PU-CCO, fabricado em 2016, com capacidade para decolar com peso máximo de 720 kg, autorizado para apenas uma pessoa. A rodovia foi liberada por volta das 13h após a remoção da aeronave.
Ouça abaixo o áudio na íntegra: