Mais de 100 dependentes químicos recebem tratamento na zona rural de Teresina

De acordo com o governo, os adictos são encaminhados voluntariamente para realizar o tratamento seja por familiares, organizações religiosas ou Centros de Atenção Psicossocial.

A Associação Eluzai acolhe mais de 100 dependentes químicos no povoado Alegria Mucuim, na zona rural Leste de Teresina. A instituição recebe apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), e promove o custeio de 30% dos acolhidos.

De acordo com o governo, os adictos são encaminhados voluntariamente para realizar o tratamento seja por familiares, organizações religiosas, Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Pop (voltado para população em situação de rua), Centro de Testagem e pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).

O perfil dos acolhidos abrange pessoas na faixa etária de 25 anos, grande parte viviam em situação de rua, abandonaram a escola precocemente e perderam até mesmo hábitos básicos, como o autocuidado.

Laudeline Borges, coordenadora da instituição, explicou que a associação tem capacidade para atender 90 homens e 22 mulheres, com faixa etária de 18 a 65 anos. Dentre as atividades propostas pelas equipes estão: atividades sociais, educacionais, religiosas, emocionais, de lazer e autocuidado.

“Esse repasse é fundamental para garantirmos a qualidade do serviço que prestamos. Desenvolvemos diversas atividades, incluindo aulas regulares da EJA e capacitação profissional, ajudando os acolhidos a se reinserir no mercado de trabalho”, destaca Laudeline Borges, coordenadora da instituição.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Veja também