Ministério Público promove 1ª edição do Procon Itinerante de 2025 na região de Picos
Primeira edição do Procon Itinerante de 2025 inicia na região de Picos e em outras cidades do Piauí.No período de 20 a 24 de janeiro, o Ministério Publico do Piauí (MPPI) realizou a primeira edição do Procon Itinerante de 2025. A ação teve a participação de quatro cidades da região de Picos, sendo elas: Fronteiras, Caldeirão Grande, Marcolândia e Pio IX.

Segundo ao Ministério Público, durante os dois dias de evento em Fronteiras (20 e 21), foram realizadas atividades com os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Por meio de palestras, os idosos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre seus direitos e sobre prevenção de fraudes, principalmente em empréstimos consignados.
A segunda cidade visitada foi Caldeirão Grande, que contou com atendimentos ao consumidor no dia 22 de janeiro. Já em Pio IX, no dia seguinte, o evento foi realizado em parceria com Defensoria Pública, proporcionando um atendimento especializado, com foco na orientação jurídica para os consumidores. A população teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre questões legais. Em Marcolândia, o evento focou na capacitação dos servidores que atuam no CRAS, especialmente aqueles que trabalham com idosos. A capacitação visou melhorar o atendimento e a conscientização dos profissionais sobre os direitos dos idosos, capacitando-os para um atendimento mais eficaz e humanizado.
A servidora do órgão Sheyla Albuquerque enfatizou “A primeira jornada do Procon Itinerante deste ano conseguiu atingir o público consumerista de forma ampla e eficiente, trabalhando o fortalecimento das redes de apoio à população nas áreas de educação e assistência social, promovendo uma conscientização dos seus direitos”.
Por: Gisele Silva