Policiamento Comunitário será realizado no bairro Do Carmo em Parnaíba
De acordo com o Governo do Piauí, com duração de um ano, o projeto tem como objetivo não apenas a segurança, mas também promover ações educativas e de conscientização.A partir do dia 1º de fevereiro, o bairro Do Carmo, em Parnaíba, receberá o Policiamento Comunitário para reforçar a segurança local. A ação, que faz parte do Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), trará a Patrulha Cidadã para atuar diretamente na comunidade.
De acordo com o Governo do Piauí, com duração de um ano, o projeto tem como objetivo não apenas a segurança, mas também promover ações educativas e de conscientização. Os moradores poderão participar de reuniões periódicas para discutir questões de segurança e também receberão palestras sobre temas relevantes para a convivência e proteção do espaço coletivo.

Segundo o coronel Renato Alves, a iniciativa segue modelos de policiamento comunitário do Japão, Canadá e Colômbia. “Nesse projeto, a polícia acolhe, cuida e está presente junto à população, promovendo ações educativas voltadas à segurança e a projetos sociais”, destacou.
O coronel informou ainda que o projeto já foi implementado em outros municípios do litoral piauiense, como Tabuleiros Litorâneos e Cajueiro da Praia e 50 profissionais de segurança, incluindo policiais militares, bombeiros e agentes da polícia ambiental, foram qualificados para realizar o trabalho de forma integrada e eficaz.