Juiz condena ex-prefeito de Campo Alegre do Fidalgo por nepotismo
A decisão foi assinada no dia 02 de abril após o magistrado acatar pedido do Ministério Público em ação civil ingressada pelo promotor de justiça Jorge da Costa Pessoa.O juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de São João do Piauí, Ermano Chaves Portela Martins, condenou o ex-prefeito de Campo Alegre do Fidalgo, Israel Odílio da Mata, pelo crime de improbidade administrativa por nomear parentes para cargos comissionados, prática caracterizada por nepotismo. A decisão foi assinada no dia 02 de abril após o magistrado acatar pedido do Ministério Público em ação civil ingressada pelo promotor de justiça Jorge da Costa Pessoa.
O ex-prefeito deve pagar multa equivalente a 20 vezes o valor de sua remuneração mensal em 2017, com correção monetária e juros. Além disso, Israel Odílio teve seu nome incluído no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa. O Tribunal Regional Eleitoral foi comunicado para cumprimento da decisão.
O juiz também determinou a retirada das gratificações de servidores efetivos e/ou exoneradas do cargo em comissão ou de contrato temporário às pessoas com vínculos de parentesco que ainda ocupavam funções no Executivo Municipal.
Na sentença, o magistrado pontua que a nomeação de parentes para cargos políticos é admitida pelo Supremo Tribunal Federal, se esta pessoa tiver qualificação técnica. Ermano Chaves destacou que é necessário seguir os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e eficiência, o que não foi observado pelo ex-prefeito.
Ação civil
O promotor de justiça Israel Odílio da Mata ajuizou ação civil em face do ex-prefeito Israel Odílio da Mata após constatar que o então gestor havia nomeado pessoas com vínculos de parentesco com o então gestor, com o vice-prefeito e secretários municipais para atuar em cargos comissionados.
De acordo com o Ministério Público, entre os comissionados estavam esposa, filhos, sobrinhos, nora e outros familiares próximos que exerciam desde funções políticas até técnicas.
Diante disso, uma recomendação foi expedida ao ex-prefeito para que exonerasse todos os nomeados irregularmente, contudo, alguns ainda foram mantidos no cargo.
Outro lado
O Viagora procurou o ex-prefeito de Campo Alegre do Piauí para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria Israel Odílio da Mata não foi localizado.