PF cumpre mandados na Câmara de Teresina e afasta assessores ligados a Tatiana Medeiros
Além do afastamento, os investigados estão proibidos de acessar ou frequentar as dependências da Casa, bem como manter contato com outros servidores.A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (14), três mandados judiciais relacionados à Operação Escudo Eleitoral, que investiga a atuação de facções criminosas nas Eleições Municipais de 2024. As ações ocorreram em Teresina e resultaram no afastamento de três pessoas dos cargos que ocupavam na Câmara Municipal.
Conforme a PF, os afastados exerciam funções como Assessor Especial da Presidência e assessores parlamentares, e estariam ligados à vereadora Tatiana Medeiros, presa na segunda fase da operação, realizada no último dia 3 de abril. Além do afastamento, os investigados estão proibidos de acessar ou frequentar as dependências da Câmara, bem como de manter contato com outros servidores da Casa.

Ainda de acordo com a PF, as investigações apontam que a campanha eleitoral da vereadora teria sido financiada com recursos oriundos de facções criminosas, além de desvios de verbas públicas de uma instituição não governamental. A Polícia Federal segue apurando a extensão do envolvimento de servidores e agentes públicos no esquema.