Firmino Filho e Bita do Barão inauguram Praça dos Orixás em Teresina
. Os pais e mães de santo, dizem que a praça fará com que as religiões de matriz africana se tornem mais conhecidas.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSBD), inaugurou a Praça dos Orixás, no Parque Lagoas do Norte, zona norte da capital, nessa quinta-feira (09). O chefe do executivo municipal estava ao lado do Pai de Santo maranhense, Bita do Barão, figura marcante das religiões de matriz africana no Nordeste.
Além de Firmino, representantes dos povos de terreiros de Teresina inauguram a Praça dos Orixás, que é o primeiro monumento público em homenagem às religiões e às culturas de matriz africana, Umbanada e Candomblé. Os pais e mães de santo, dizem que a praça fará com que as religiões de matriz africana se tornem mais conhecidas, contribuindo para o combate à intolerância religiosa.
- Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaFirmino Filho e Bita do Barão
"Essa praça fará diferença, fará com que as pessoas conheçam nossa cultura, saibam que Teresina tem mais de 500 terreiros", disse o vice-presidente do Cenarab, pai Rondinele de Oxu. "A Praça é um sonho realizado, é um grande presente. O desconhecido não é respeitado. E aqui nós vamos mostrar a nossa religião, o nosso trabalho", comentou o pai Adilton.
O projeto do espaço foi apresentado aos pais e mães de santo em 2012. A Prefeitura manteve o diálogo com os representantes da Umbanda e Candomblé para realizar os ajustes. No projeto original, estavam previstas apenas nove esculturas, mas a pedido dos pais e mães de santo foram erguidas 13, sendo dez orixás e três entidades representativas de Umbanda. Junto com as 13 esculturas, a Praça dos Orixás tem também um palco para apresentações. O investimento para construção foi de R$ 501.508,68.
-
Governo do Piauí realizará entrega de obras a região Sul do estado
As entregas serão realizadas nesta segunda-feira (23) pelo governador Rafael Fonteles e secretários -
Governo do Piauí prorroga decreto de emergência devido à seca em 82 municípios
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e foi iniciada a partir da publicação do edital de credenciamento. -
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. -
Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir