TCE decide desbloquear conta do Fundef de Teresina
A decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira (09), que também julgou o pedido do prefeito Firmino Filho de mudança de relator.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) votou na manhã desta quinta-feira (09), sobre o pedido do prefeito Firmino Filho de mudar o relator da denúncia sobre desvios de recursos do Fundef. Por maioria de votos, a Corte atendeu o pedido e repassou o caso para o conselheiro Kennedy Barros, além disso, foi concedido o desbloqueio da conta do Fundo, que estava bloqueada desde 03 de julho.
- Foto: Isabela de Meneses/ViagoraPlenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
O pedido do prefeito foi feito com a alegação de que o conselheiro Kennedy já é responsável por um processo de teor semelhante, que discute a legalidade do Contrato de Cessão de Crédito no 01/2016, firmado entre o Município de Teresina e o Banco do Brasil SA.
Entenda o caso
A conta do Fundef de Teresina foi bloqueada no mês de julho, por determinação do conselheiro Alisson Felipe, que era relator do caso, após denúncia de que o prefeito Firmino Filho utilizou esse dinheiro, que é destinado a Educação, para pagamentos de outros setores. O caso foi levado a plenário a decisão foi mantida.
A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público de Contas, através da procuradora Raissa Resende. O fato chegou a conhecimento da procuradora através do Sindicato dos Servidores Públicos de Teresina (Sindserm). Na denúncia foi demonstrado, através de extratos bancários, que o dinheiro do Fundef foi utilizado para pagar empresas de publicidade, construtoras e até igrejas evangélicas.
Além disso, o valor de R$ 228 milhões foi recebido em setembro através do contrato com o Banco do Brasil, através de uma operação de antecipação de crédito com o Banco do Brasil, operação essa considerada ilegal pela procuradora Raissa Resende.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir