Ministério Público denuncia mais 8 alvos da Operação Escamoteamento
As acusações são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva. Três suspeitos ainda estão foragidos.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado protocolou, nessa terça-feira (12), mais duas denúncias contra alvos da operação Escamoteamento. As acusações são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva.
Os denunciados foram Jefse Rodrigues Vinute, John Brendan Brito Oliveira, Ana Carolina Portela Silva, Carlos Kenede Fortuna de Araújo, Rodolfo Rodrigo Cardoso e Silva, Raimundo Nonato Ribeiro Franco Primo, Francisco Elânio Moreira Arruda e Lindomar Sousa Nunes.
- Foto: Isabela de Meneses
Promotor Rômulo Cordão
A operação Escamoteamento foi deflagrada em abril deste ano, realizando a prisão de 13 suspeitos. Sua segunda fase ocorreu no mês de outubro, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão preventiva. Ainda permanecem foragidos os denunciados Jefse Rodrigues, Francisco Elânio e Lindomar Sousa.
A investigação
De acordo com a investigação do Ministério Público, o núcleo do esquema estava na cidade de Cocal, que iniciou o projeto criminoso em 2013, após a eleição do prefeito Rubens Vieira.
Nos autos da denúncia, os promotores deixam claro que o prefeito Rubens Vieira tem ligações estreitas com os empresários cearenses e que beneficiou-os inúmeras vezes com contratações através de processos licitatórios.
Além de Cocal, outras cidades do Piauí e Maranhão participavam do esquema que, segundo o promotor Rômulo Cordão,movimentou cerca de R$ 200 milhões.
Teresina
Piauí
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
Operação Escamoteamento
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Semana Santa: bombeiros reforçam orientações para uso de motos aquáticas no Piauí
De acordo com o governo do estado, na manhã dessta terça-feira (15), o grupamento de busca e resgate do CBMEPI realizou uma aula demonstrativaPromotor investiga J Monte Construções por não pagar dívida de R$ 421 mil de ICMS
A empresa foi procurada para falar sobre o assunto e informou que não deseja se manifestar no momento.Abrigo São Lucas recebe produtos doados pelo Imepi em Teresina
A instituição recebeu prato, espaguete, açúcar, feijão, biscoito, doces, chás, guardanapos, entre outros itens.Sílvio Mendes implanta ponto eletrônico para terceirizados em todos órgãos municipais
O ponto eletrônico passa a ser requisito obrigatório tanto para contratos em vigor quanto para os que forem celebrados futuramente.Esperantina recebe ação da Campanha Abril Laranja nesta quarta-feira
O evento acontecerá a partir das 16h, na Praça Leônidas Melo visando promover a conscientização contra os maus-tratos aos animais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir