Viagora

Promotora expede recomendações para Sílvio Mendes e Florentino Neto

A promotora, Maria das Graças do Monte Teixeira, expediu recomendação no dia 13 de dezembro para Sílvio Mendes e Florentino Neto sobre a qualidade da água.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-PI), em Teresina, Maria das Graças do Monte Teixeira, expediu recomendação no dia 13 de dezembro para o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, e para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, a respeito da qualidade da água fornecida pela Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

Para fazer as recomendações, a promotora levou em consideração manifestações encaminhadas pela Fundação Nacional de Saúde - Funasa, no que diz respeito as alegações da fornecedora Agespisa, que os padrões organolépticos (cor e turbidez) seriam caracterizado por estímulos sensoriais, mas que não implicam em risco à saúde. O que segundo portaria do Ministério da Saúde "não é razoável”.

  • Foto: AscomFlorentino Neto e Sílvio MendesFlorentino Neto e Sílvio Mendes

Até mesmo porque foi constatado pela Funasa que, em momento inicial, "os laudos laboratoriais demonstram que as amostras de água foram coletadas dentro dos domicílios, o que não deve ser feito quando se quer analisar a qualidade da água distribuía pelo Sistema de Abastecimento de Água, uma vez que nesses casos não há como se mensurar as interferências da ação do morador/cliente, como falta de manutenção dos reservatórios, canalização precária".

Assim, a promotora recomendou que, os dois secretários acompanhem a vigilância da qualidade da água para consumo humano. Além disso devem no prazo de 30 dias entregar um laudo conjunto definitivo sobre a qualidade da água fornecida para a população. Logo após, o resultado e as medidas tomadas devem ser encaminhados para a promotoria do MP-PI.

Facebook
Veja também