Construtora Dantec atrasa 13º salário de trabalhadores em Picos
A empresa é responsável pela obra de construção do Fórum de Picos e pode perder o contrato com o Tribunal de Justiça se não regularizar os pagamentos.
A Dantec Construtora, responsável pela construção do Fórum de Picos, ainda não pagou o 13º salário dos trabalhadores. O prazo legal para pagamento do benefício se encerrou no último dia 20.
O presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, informou que esteve na manhã desta terça-feira (26) visitando a obra e constatou a situação de inadimplência da empresa junto aos funcionários.
- Foto: AscomObras do Fórum de Picos.
Erivan esclarece que todas as medições feitas pela empresa foram pagas pelo Tribunal e que o TJ-PI tem dinheiro assegurado para a execução da construção.O presidente afirmou que a empresa será comunicada sobre os procedimentos que serão adotados caso o pagamento não seja efetuado até a próxima sexta-feira (29).
A Dantec pode ter a rescisão do contrato, receber multa, e se incluída no rol das empresas impedidas de contratar com o Poder Público.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Picos (Sintricompi) emitiu nota dizendo que a informação sobre o não pagamento do benefício foi dada pela empresa nas véspera do feriado de natal e que isso é um “descaso com os direitos trabalhistas”.
Denúncia de retaliação
O sindicato está denunciando também o que seria uma retaliação da Dantec em relação aos trabalhadores denunciantes. Segundo o Sintricompi, a construtora emitiu aviso prévio aos 12 funcionários que protestaram devido ao atraso salarial de novembro, que teria sido pago somente depois do dia 15 deste mês, e teriam colocado cadeados impedindo a entradas de sindicalistas da obra. O sindicato afirma, ainda, que vai realizar denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
Outro lado
O Viagora tentou falar com alguém da construtora ao longo da tarde dessa terça-feira (26), mas ninguém atendeu as nossas ligações.
-
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado. -
Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança pública -
Proerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM). -
Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços. -
Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir