Viagora

MPF expede recomendação ao delegado da PF Alex Raniery

O superintendente e o corregedor da Polícia Federal no Piauí também devem ser notificados sobre a Recomendação enviado ao delegado.

O procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, emitiu uma Recomendação ao delegado da Polícia Federal, Alex Raniery de Freitas, no dia 19 de dezembro. A orientação ao delegado é parte de um procedimento preparatório que tramita na Procuradoria da República no Estado do Piauí.

  • Foto: DivulgaçãoDelegado Alex RanieryDelegado Alex Raniery

O procedimento de investigação contra o delegado foi instaurado após informações prestadas pela Promotoria Eleitoral da 13ª da Zona Eleitoral relatando infrações administrativas e penais supostamente praticadas pelo delegado Federal Alex Raniery, responsável por um inquérito policial aberto em 2014, inicialmente sob responsabilidade do delegado Josafá Batista.

Em março de 2015, o inquérito foi repassado ao delegado Raniery, que segundo o relato da Promotoria, negligenciou o caso e só deu andamento ao procedimento no mês de dezembro de 2015.  

  • Foto: Marcela PachêcoKelston Pinheiro LagesKelston Pinheiro Lages

Foi relatado que o delegado não cumpriu as etapas básicas de inquérito policial e que descumpriu prazos várias vezes. “Em vez de cumprir a ordem judicial, simplesmente ignorou prazos estabelecidos encerrando as investigações apenas em 12/12/2016, quase 05 (cinco) meses após o termo final”, diz o recorte feito pelo procurador Kelston Lages.

Na Recomendação nº 9, o procurador Kelston Lages advertiu que delegado deve cumprir o trâmite legal de inquérito policiais e que não solicite prorrogações de prazos, sem antes realizar diligências, além disso, que o delegado “se abstenha de utilizar despachos padrões que não reflitam as diligências efetivamente realizadas nos autos do inquérito policial, por contrariar a lei processual penal”.

O superintendente e o corregedor da Polícia Federal no Piauí também devem ser notificados sobre a Recomendação enviado ao delegado.

Facebook
Veja também