Viagora

Centro de Especialidades Odontológicas de Picos está fechado há mais de 2 anos

O prefeito Padre José Walmir Lima (PT), explicou que a falta de profissionais tem inviabilizado a abertura do CEO.

Inaugurada com toda pompa na programação do já distante aniversário de 124 anos de Picos, em 09 de dezembro de 2014, uma obra pública que seria de muita serventia, principalmente para a população mais carente, permanece sem qualquer utilidade.

O “elefante branco” em questão, inaugurado pelo ex-prefeito e hoje Conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Kleber Eulálio, responde pela sigla de CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

  • Foto: Dia a Dia PicosPrefeitura diz que falta de profissionais inviabilizou abertura.Prefeitura diz que falta de profissionais inviabilizou abertura.

Oriundo do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, o CEO “Dr. José Santos Fonseca” foi implantado no prédio do antigo Ambulatório “Dr. Antenor Neiva”, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Centro, com a proposta de oferecer a população picoense tratamento odontológico especializado nas seguintes áreas: endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratar doenças da gengiva), cirurgias e próteses.

Além disso, na época da inauguração foi bastante propalado que o órgão funcionaria nos turnos da manhã, tarde e noite, inclusive com a oferta de atendimentos destinados exclusivamente a pacientes com deficiências física e motora.

Mas passados dois anos um mês e vinte dias, o Centro de Especialidades Odontológicas permanece fechado com uma corrente e um cadeado, robustos, aumentando cada vez mais a distância entre a população carente e o acesso gratuito a um tratamento odontológico especializado, que na rede privada custa muito caro.

Em entrevista a nossa reportagem o prefeito de Picos, Padre José Walmir Lima (PT), explicou que a falta de profissionais tem inviabilizado a sonhada abertura do CEO.

“O CEO não foi aberto ainda porque não existe no município uma quantidade de servidores, médicos odontólogos, para cumprir a carga horária ali, mas nós estamos tentando uma parceria com o Estado, para o Estado está nos cedendo servidores para o município está abrindo o CEO”, justificou.

O prefeito também falou que desde 2016 já havia tentado esse acordo com o Governo do Estado, no entanto, o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Francisco Costa, teria explicado que não seria possível naquele momento.

“Segundo ele havia um empreendimento legal onde o Estado não poderia está cedendo e o que muito que poderia fazer era uma parceria, mas está sendo reanalisado com essa possibilidade de nos ceder os servidores do Estado para atenderem no CEO e nós dentro do que nós temos, e teremos a mais após o concurso, para estar disponibilizando para está realizando esse atendimento ali no CEO”, anotou o gestor público.

Apesar do tom otimista do discurso, o prefeito não estipulou uma data para que o Centro de Especialidades Odontológicas seja finalmente usufruído pela população de Picos.

“Previsão, eu diria é que até o meio do ano estaremos resolvendo isso”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Facebook
Veja também