OAB estuda ajuizar ação civil para cobrar preservação dos rios
Representantes da Ordem e do CREA navegaram pelos rios para detectar problemas.
Na manhã deste domingo (26), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) navegaram pelos rios de Teresina com o objetivo de identificar problemas que afetem diretamente a preservação das águas. A ação é parte da expedição “Economize. Não espere a última gota”, em alusão ao Dia Mundial da Água.
Dragas, esgotos, grande quantidade de lixo e a maior presença das comunidades ribeirinhas que adentram os rios Parnaíba e Poti foram os maiores problemas detectados pelas instituições durante a expedição.
- Foto: DivulgaçãoDragas também são responsáveis pela degradação dos rios, diz OAB
O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Daniel Alves, explicou que a ação surgiu da preocupação com o atual estado dos rios de Teresina, sobretudo com as pessoas que dependem dele.
“Com a expedição, percebemos a poluição e a degradação que vêm sendo enfrentadas pelos rios. Precisamos transformar essa triste realidade, cobrando uma maior implementação do saneamento básico na estrutura das comunidades ribeirinhas, além da preservação dos mesmos. A OAB e o CREA farão um ofício com as informações coletadas que será encaminhado ao Ministério Público para que as medidas sejam adotadas”, afirmou Daniel.
Daniel Alves ressaltou que uma parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) já está sendo feita para a implementação da disciplina de Direito do Meio Ambiente nas escolas públicas e privadas do Piauí.
O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, destacou que a Ordem deve ajuizar uma ação civil para que as medidas de preservação dos rios sejam efetivadas. “A OAB já vem cobrando há algum tempo medidas, como a questão do saneamento básico. Se as providências não forem devidamente adotadas, vamos ajuizar uma Ação Civil Pública solicitando que a AGESPISA, o Estado e a Prefeitura de Teresina façam os investimentos necessários para que possamos ter os rios despoluídos, próprio para o consumo, para o banho, enfim, para todos os fins”, disse.
Também participaram da expedição o presidente do CREA-PI, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira, o vice-presidente do Iate Clube de Teresina, Genuíno Cavalcante, e os integrantes da Comissão da OAB-PI Marcos Rangel, Lucas Aquino e Gláucio Adati.
Teresina
Piauí
OAB-PI
Prefeitura de Teresina
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Agespisa
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários.Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consultaBombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º GrupamentosPenitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãosGoverno divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir