Detentos trabalham em reforma de escolas públicas no Dirceu
Dentre os serviços feitos pelos presos estão os de limpeza, capina e pintura.
As secretarias de Justiça e de Educação do Piauí iniciaram, nesta sexta-feira (31), a execução do Projeto Trabalhar, onde presos do sistema prisional estadual trabalham na realização de serviços externos em órgãos públicos e outros setores. De acordo com a Sejus, seis detentos da Colônia Agrícola Major César já ajudam na reforma de escolas públicas do Dirceu, zona Sudeste de Teresina.
- Foto: Divulgação/Sejus
Detentos trabalham em reforma de escolas públicas no Dirceu
Os detentos, que cumprem pena em regime semiaberto, foram encaminhados para ajudar na reforma das escolas públicas estaduais Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, Professor Odylo de Brito Ramos e Júlia Nunes Alves. Dentre os serviços feitos pelos presos estão os de limpeza, capina e pintura. Durante a execução do trabalho, eles são acompanhados por agentes penitenciários e gerente da unidade prisional.
O detento Murilo Costa, um dos que participaram dos trabalhos nas escolas do Dirceu, afirma que o Projeto Trabalhar representa uma nova oportunidade de cumprir melhor a pena e se reinserir na sociedade. “Me sinto até privilegiado em poder trabalhar na limpeza dessas escolas e, assim, poder pagar minha dívida com a sociedade. Errei, mas estou cumprindo minha pena e espero poder retornar para a sociedade através do trabalho digno”, conta Murilo.
- Foto: Divulgação/Sejus
Durante a execução do trabalho, os detentos são acompanhados por agentes e pelo gerente da Major César
O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, observa que o Projeto Trabalhar funciona como um elo entre o sistema penitenciário e a sociedade, de modo que, na opinião do gestor, possibilita a contemplação da ressocialização em sua plenitude.
“Esses presos estão trabalhando para a sociedade, ou seja, utilizando sua força de trabalho para ajudar a comunidade ora em reformas, como a das escolas, ora em outras atividades que, eventualmente, necessitem desse tipo de mão-de-obra, reduzindo, inclusive, custos para o Estado”, pontua Oliveira.
O gerente da Colônia Agrícola Major César, Marcelo Granjeiro, acompanhou o trabalho dos internos nas escolas do Dirceu e destaca que a ação retira os reeducandos da ociosidade. “Esse projeto representa uma chance a mais para os detentos provarem que desejam trabalhar e recomeçar suas vidas”, diz.
Teresina
Piauí
Colônia Agrícola Penal Major César de Oliveira
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.Esperantina recebe novo trator de arado entregue oficialmente pela Prefeitura
A entrega foi realizada pela prefeita Ivanária Sampaio, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da agricultura local.Secretário estadual de Saúde sofre acidente de carro na PI-143 em Oeiras
De acordo com nota emitida pela Sesapi, o acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (07), quando o gestor retornava da cidade de São João do Piauí.Esperantina realizará a 3ª edição da Feira da Fartura a partir desta sexta
A programação da feira segue nos dias 15 e 16 de abril, no Mercado Público Municipal, com exposições de produtos regionais, gastronomia típica e comercialização direta da produção local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir