MP ajuíza ação contra a Prefeitura para garantir circulação do Uber
Na condução do procedimento, foi pedido esclarecimentos para a Prefeitura acerca da edição e regulamentação da Lei 4.942/2016, que classifica o serviço como transporte clandestino.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura Municipal de Teresina, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS, para garantir livre circulação dos serviços de transporte particular do Uber na capital.
Entre as providências solicitadas pelo MP, foi requerido que a Prefeitura e STRANS deixem de praticar quaisquer atos ou medidas repressivas que restrinjam ou impossibilitem o livre exercício de transporte individual privado de passageiros do Uber, e evitem a retenção de veículos ou aplicação de multas, referente à plataforma UBER.
O Ministério Público solicitou que o prefeito Firmino Filho e a Superintendência de Transporte e Trânsito suspendam todos os atos e processos administrativos, que consideraram o serviço Uber ilegal, como previsto na Lei Municipal nº 4.942/2016 até o julgamento final da ação civil pública.
- Foto: DivulgaçãoAção judicial aponta inconstitucionalidade de lei que proíbe Uber em Teresina
Na condução do procedimento, foi pedido esclarecimentos para a Prefeitura acerca da edição e regulamentação da Lei 4.942/2016, que classifica o serviço como transporte clandestino. Já para a STRANS, o Ministério Público solicitou informações acerca das apreensões dos carros.
Para o Uber, o MPPI demandou a apresentação de explicações sobre a legalidade dos serviços desenvolvidos pela empresa que controla a plataforma de transporte, bem como do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor - CDC, no que diz respeito à preservação da segurança dos usuários.
-
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir