MP ajuíza ação contra a Prefeitura para garantir circulação do Uber
Na condução do procedimento, foi pedido esclarecimentos para a Prefeitura acerca da edição e regulamentação da Lei 4.942/2016, que classifica o serviço como transporte clandestino.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura Municipal de Teresina, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS, para garantir livre circulação dos serviços de transporte particular do Uber na capital.
Entre as providências solicitadas pelo MP, foi requerido que a Prefeitura e STRANS deixem de praticar quaisquer atos ou medidas repressivas que restrinjam ou impossibilitem o livre exercício de transporte individual privado de passageiros do Uber, e evitem a retenção de veículos ou aplicação de multas, referente à plataforma UBER.
O Ministério Público solicitou que o prefeito Firmino Filho e a Superintendência de Transporte e Trânsito suspendam todos os atos e processos administrativos, que consideraram o serviço Uber ilegal, como previsto na Lei Municipal nº 4.942/2016 até o julgamento final da ação civil pública.
- Foto: DivulgaçãoAção judicial aponta inconstitucionalidade de lei que proíbe Uber em Teresina
Na condução do procedimento, foi pedido esclarecimentos para a Prefeitura acerca da edição e regulamentação da Lei 4.942/2016, que classifica o serviço como transporte clandestino. Já para a STRANS, o Ministério Público solicitou informações acerca das apreensões dos carros.
Para o Uber, o MPPI demandou a apresentação de explicações sobre a legalidade dos serviços desenvolvidos pela empresa que controla a plataforma de transporte, bem como do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor - CDC, no que diz respeito à preservação da segurança dos usuários.
-
Governador Rafael Fonteles sanciona lei que eleva ICMS para 22,5%
De acordo com o governo, a legislação visa adequar o estado à Emenda Constitucional 132, referente à reforma do Sistema Tributário Nacional. -
Festas de fim de ano impulsionam vendas no Shopping da Cidade de Teresina
O Viagora foi até o shopping da cidade localizado no centro da capital para registrar o movimento e as expectativas dos lojistas. -
PRF prende homem suspeito de apropriação indébita em Piripiri
De acordo com a PRF, o homem estava com um carro que foi alugado em Teresina e não foi devolvido ao seu proprietário original. -
Vendas de frutas natalinas aquecem o comércio na Nova Ceasa em Teresina
De acordo com os comerciantes, o morango é o carro chefe das vendas nesse período festivo -
Posto de Atendimento Social na rodoviária de Teresina registra alta demanda
De acordo com Sasc, o serviço visa contribuir para que as pessoas que procuram o local tenham seus benefícios e direitos assegurados conforme a lei
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir