Conselheiro suspende licitação de quase R$ 2 milhões em Novo Oriente
Comissão deixou de anexar documentos importantes dentro de prazo razoável nos sistemas do TCE.
O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Jackson Nobre Veras, concedeu medida cautelar e determinou a suspensão de licitação da Prefeitura de Novo Oriente, no valor de 1.904.873,10. A licitação tem como objetivo a contratação de empresa para execução de obra de pavimentação de vias da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do TCE, desta sexta-feira (26).
A Comissão de Licitação do Município deixou de publicar, em sua integralidade, o Edital da Licitação do tipo Concorrência nº 01/2017 dentro do prazo razoável para se garantir a ampla participação e concorrência dos interessados.
A Corte de Contas destacou ainda a ausência de publicidade dos atos que envolvem o certame, em especial os anexos referentes ao “Anexo III – Projetos, Anexo IV - Planilha(s) Orçamentária(s) representando o Orçamento Base e Anexo V – Especificações”, documentos que afetam diretamente na identificação do objeto, de suas especificações e de seu custo orçado.
A comissão realizou o cadastro do procedimento licitatório no Sistema Licitações Web no último dia 04 de maio, sendo publicado no Diário Oficial dos Municípios em 24/04/2017. O cadastramento não foi realizado com todos os seus respectivos anexos.
Considerando que os anexos só foram corrigidos no site do TCE na terça-feira (23), e que a licitação aconteceria nesta sexta-feira (26), foi destacado que o tempo era pequeno demais para a composição dos valores pelas empresas participantes.
- Foto: Facebook/ Arnilton Nogueira SantosPrefeito de Novo Oriente, Arnilton Nogueira
Diante dos fatos apontados, o relator Jackson Nobre afirmou que as falhas na publicidade do poderiam prejudicar a administração pública, pois restringiam a competitividade e evitavam uma possível contratação mais vantajosa, determinou a suspensão do certame.
A decisão determina ainda que o prefeito Novo Oriente, Arnilton Nogueira, divulgue uma nova data de abertura para realização da licitação, e preste esclarecimentos sobre os fatos apontados em um prazo improrrogável de 15 dias.
Outro lado
Em conversa com o ViAgora, o prefeito Arnilton Nogueira explicou que as falhas apontadas pela denúncia já foram regularizadas, e que as novas datas para a licitação devem ser divulgadas em cerca de 15 dias.
"Foi um problema que teve por conta de uma funcionária, porque um concorrente foi pegar o edital e ela não estava no momento. Ele se chateou e fez a denúncia, mas na hora que ela soube que ele tinha ido lá, mandou email pra ele com o edital e todos os documentos. Mas já foi foi tudo regularizado, anexado, as documentações no Tribunal", repassou o prefeito.
Polícia Civil prende suspeito de participação em latrocínio em Parnaíba
O cumprimento do mandado ocorreu nessa terça-feira (26), através por meio da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).Equatorial Serviços é alvo de inquérito na Procuradoria do Trabalho
O Viagora procurou a Equatorial Serviços que, através da assessoria de comunicação, emitiu nota de esclarecimento afirmando que ainda não foi notificada e, assim que tomar conhecimento, fará a defesa.Governo do Piauí promove mais uma etapa do CapacitIA
Os treinamentos iniciaram nessa segunda-feira (25), com servidores da Secretaria de Administração (SEAD).Rafael Fonteles celebra redução nas tarifas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%.Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir