Janot quer afastamento de Gilmar Mendes em processos de Eike
Gilmar Mendes soltou Eike no mês passado. Guiomar Mendes trabalha e é sócia do escritório de advocacia de Sérgio Bermudes que defende o empresário.
O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, diz que há razões concretas, fundadas e legítimas para duvidar da imparcialidade do Ministro Gilmar Mendes em processos que envolvam Eike Batista porque a esposa do ministro, Guiomar Mendes, trabalha e é sócia do escritório de advocacia de Sérgio Bermudes que defende o empresário. O Procurador pede que o ministro não possa atuar nesses processos.
Rodrigo Janot quer que os atos praticados por Gilmar Mendes sejam anulados, inclusive o habeas corpus concedido para a soltura de Eike Batista, no dia 28 de abril. O empresário está sendo investigado por pagar propina para que tivesse contratos com o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O procurador se fundamenta nos artigos 144 e 145 do Código de Processo Civil (CPC). O artigo 144 diz que o juiz está impedido em casos “em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório”.
Já o artigo 145 diz que a suspeição do magistrado deve ocorrer “quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de partes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive”.
A assessoria de imprensa do Gilmar, alega que não foram os advogados do escritório que solicitaram o habeas corpus e que se amparam no artigo 252 do Código de processo Penal (CPP). O referido artigo diz que "o juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que, de acordo com o inciso I, tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito".
O pedido de anulação das decisões será julgado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, que julgará em plenário.
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir