Procurador quer cassação de 17 candidatos a vereador de Valença
Há suspeita de fraude nas eleições. O parecer foi encaminhado ao juiz relator do processo, Agrimar Rodrigues de Araújo, no dia 02 de junho.
O Procurador Regional Eleitoral, Israel Gonçalves Santos Silva, quer a manutenção da sentença que cassou o registro de candidatura de 17 concorrentes a vereador da cidade de Valença, entre eleitos e não eleitos. O parecer sobre o caso foi dado no dia 29 de maio.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pela Coligação “A Nossa União é com o Povo”, contra a prefeita eleita, Ceiça Dias, e candidatos das coligações “Um Novo Tempo”, “Compromisso com Valença I” e “Compromisso com Valença II”.
De acordo com a denúncia, os então candidatos teriam praticado fraude referente aos registros de candidatura do sexo feminino quando apresentaram 5 candidatas fictícias, que seriam de: Ivaltania Vieira Nogueira Pereira da Silva, Geórgia Lima Verde Brito, Maria Eugênia de Sousa Martins, Maria Neide da Silva Rosa e Magally da Silva Costa, somente com o objetivo de preencher a cota de 30% exigida pela Legislação Eleitoral.
A decisão em primeira instância, julgou procedente parte do pedido, excluindo a culpa da prefeita e de sua coligação, reconhecendo o abuso de poder político na formação das Coligações Proporcionais Compromisso com Valença I e Compromisso com Valença II, configurado pela fraude no percentual mínimo obrigatório por gênero e, em consequência, cassou o registro de candidatura de todos os candidatos registrados.
As coligações recorreram da decisão, alegando que não há provas nos autos do processo de que as candidaturas foram fictícias.
O procurador eleitoral, em seu parecer, opinou pela manutenção integral da sentença de primeiro grau, mantendo a cassação dos registros dos 17 candidatos.
O parecer foi encaminhado ao juiz relator do processo, Agrimar Rodrigues de Araújo, no dia 02 de junho.
Os candidatos são:
Francisco de Assis Rodrigues Torres,
Jeová Bonfim Machado,
Osmar Alves da Silva,
Pedro José da Costa,
Raimundo Ferreira Gomes,
Maria Neide da Silva Rosa,
Ivaltania Vieira Nogueira Pereira da Silva,
José Gomes de Araújo,
Mário Silva Lima,
Atencio Pereira de Queiroga,
Cícero Raimundo de Sousa,
Carlos Augusto de Oliveira Santos,
Antônio Gomes da Rocha,
Raimundo Xavier de Lima,
Geórgia Lima Verde Brito,
Maria Eugênia de Sousa Martins Gomes
Magally da Silva Costa.
Valença do Piauí
Piauí
Ministério Público Eleitoral
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Promotor investiga J Monte Construções por não pagar dívida de R$ 421 mil de ICMS
A empresa foi procurada para falar sobre o assunto e informou que não deseja se manifestar no momento.Abrigo São Lucas recebe produtos doados pelo Imepi em Teresina
A instituição recebeu prato, espaguete, açúcar, feijão, biscoito, doces, chás, guardanapos, entre outros itens.Sílvio Mendes implanta ponto eletrônico para terceirizados em todos órgãos municipais
O ponto eletrônico passa a ser requisito obrigatório tanto para contratos em vigor quanto para os que forem celebrados futuramente.Esperantina recebe ação da Campanha Abril Laranja nesta quarta-feira
O evento acontecerá a partir das 16h, na Praça Leônidas Melo visando promover a conscientização contra os maus-tratos aos animais.Semec de Teresina divulga resultado da chamada pública para compra de alimentos
De acordo com a prefeitura, a lista inclui 28 proponentes habilitados para o fornecimento de alimentos a rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir