Trens podem fazer viagens intermunicipais após chegada de VLTs
Sistema de VLTs vai substituir os atuais veículos do metrô de Teresina.
O secretário de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans), Guilhermano Pires, explicou que existe a possibilidade de os atuais trens de Teresina serem destinados para viagens intermunicipais, após a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
- Foto: DivulgaçãoMetrô de Teresina
O aviso de licitação para compra dos VLTs, que vão substituir os trens metropolitanos que circulam pela Linha 1 de Teresina, foi publicado no Diário Oficial do Piauí da última sexta-feira (23).
“Eles vão ser retirados e vamos estudar a possibilidade de estender o transporte ferroviário para quem sabe até os municípios de Altos, Campo Maior, mas isso será em um segundo momento. Há possibilidade técnica que esses trens sejam reformados e sejam usados em um ramal intermunicipal, com integração com o VLTs”, declarou o secretário.
- Foto: ReproduçãoLinha 1 do metrô de Teresina
Atualmente, o sistema ferroviário da capital conta com nove estações e uma extensão total de 13,5 km, formado em sua maioria por vias em superfície. Um estudo do Conselho Nacional do Transporte afirmou que a atual linha localizada em Teresina não possui características de um metrô, pois apesar de se restringir à área central do município e apresentar cruzamentos em nível, não utiliza veículos leves sobre trilhos, sendo, portanto, classificada como trem metropolitano.
Segundo informações da Prefeitura de Teresina, a linha entre Campo Maior e Altos totaliza 41 km, enquanto de Altos a Teresina o trecho compreende 46 km. Segundo estudos preliminares, cerca de 1500 passageiros de Campo Maior e outros 3500 passageiros de Altos se deslocam diariamente para a capital.
Teresina
Piauí
Guilhermano Pires
Secretária de Estado dos Transportes - Setrans
Prefeitura de Teresina
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir