Átila Lira defende BR 135 e Uespi como prioridade para a LDO de 2018
O deputado afirmou que o mais agravante é que apenas 8% dos jovens entre 18 a 25 possuem matrícula em instituições de ensino superior.
Três propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União de 2018, foram sugeridas ontem (05), pelo deputado Átila Lira. A LDO possui o objetivo de manter o equilíbrio financeiro do Estado, ajudar na elaboração da Lei Orçamentária Anual, e realizar alterações na Legislação Tributária.
De acordo com a primeira proposta, será acrescentado às prioridades da LDO, o ajuste da BR-135, no trecho entre Eliseu Martins-PI e a divisa com o Estado da Bahia. A rodovia é responsável pelo desenvolvimento da região Sul do Estado do Piauí, e pela integração nacional.
- Foto: Divulgação
Deputado Átila Lira, LDO
Para o deputado Átila Lira “a característica principal da rodovia é ter uma pista de rolamento e acostamentos muito estreitos, o que tem ocasionado inúmeros acidentes fatais ao longo de décadas. É primordial o alargamento das faixas de rolamento e a recuperação dos acostamentos, com a adequação do referido trecho às medidas mínimas de segurança recomendadas pelo DNIT”.
A segunda emenda proposta pelo deputado, propõe equipar a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) através de recursos federais. Pois segundo ele, a Universidade possui 30 anos de existência e carrega uma deficiência histórica de equipamentos e infraestrutura física.
Átila falou sobre a existência de atraso na formação superior do Estado, que possui 3,2milhões de habitantes, mas somente 6,12% estão com formação superior completa (IBGE 2016). O deputado afirmou que o mais agravante é que apenas 8% dos jovens entre 18 a 25 possuem matrícula em instituições de ensino superior, quando a meta de educação é de que pelo menos 35% dos jovens nesta faixa etária, estejam matriculados no ensino superior até o ano de 2025.
Na terceira proposta de emenda, o deputado sugeriu a destinação de recursos para a implantação do projeto público de irrigação Platôs Guadalupe, que se trata de uma Ação de inclusão, que visa incrementar a cultura da irrigação no Piauí. O projeto atualmente se encontra parado, necessitando de apoio.
O Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe fica localizado às margens da barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe-PI. O projeto de irrigação atualmente atua na produção de arroz, feijão, milho verde, maracujá e banana. Ele abastece o Estado do Piauí e também gera renda e empregos na região, bem como o aquecimento da economia local, estadual e nacional.
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir