Sindicato denuncia ameaça sofrida por servidores da Agespisa
Antônio Florentino Filho diz que vai entrar com ação judicial contra o estado e o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim.
O presidente do sindicato dos Engenheiros do Piauí, Antônio Florentino Filho, afirmou que funcionários da Agespisa foram impedidos de entrar na companhia na manhã desse sábado (8) por policiais militares que alegaram que os locais agora são administrados pela Aegea. O Governo do Estado repassou ao meio dia dessa sexta-feira (07) os serviços de água e esgoto de Teresina para a Águas de Teresina, pertencente do grupo Aegea.
- Foto: Senge-PIGoverno teria usado PM para impedir entrada de funcionários na Agespisa.
- Antônio Florentino diz que vai acionar o Ministério Público e vai processar o estado e o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim, pelas ameaças que os funcionários teriam sofrido em postos de atendimento das zonas sul e leste.
Florentino criticou a subconcessão da Agespisa. “Estamos vivendo um momento muito difícil na Agespisa. Funcionários ameaçados em seus locais de trabalho por ordem do Governo do Estado e o consentimento do presidente da instituição. Isso é inadmissível e esperamos que todos sejam punidos pelos esses atos imorais”, disse.
O presidente do sindicato afirmou, ainda, que essa é a segunda vez que a Polícia Militar é acionada pelo Estado para afrontar funcionários da Agespisa em seus locais de trabalho. A primeira teria ocorrido na sede da Agespisa, no primeiro dia de trabalho do presidente Emanuel Bonfim, e a segunda numa estação de tratamento de esgoto.
O Governo do Piauí se pronunciou no sentido de que os atuais servidores da Agespisa não serão prejudicados com a subconcessão e que eles serão realocados para o lugar mais adequado de acordo com o perfil de cada trabalhador.
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) solicitou medida cautelar para suspender os efeitos da contratação da Aegea,mas a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, indeferiu o pedido por não constatar prejuízo ao erário e a ordem pública, como justificava o pedido. A ministra solicitou mais informações que embasem o requerimento e poderá emitir decisão nos próximos dias.
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir