MPC denuncia prefeito João Messias por criar 78 cargos comissionados
O procurador do Ministério Público de Contas considerou que as alegações do prefeito não justificam as irregularidades na contratação dos funcionários.
- Foto: Facebook/Iracema PortellaPrefeito João Messias
O procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Leandro Maciel do Nascimento, denunciou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o prefeito de Batalha, João Messias Freitas Melo, no dia 08 de agosto, pela criação da Lei municipal n° 797/2017 que autoriza a criação de 78 cargos comissionados pela prefeitura na área da educação.
Segundo o MPC, quando os cargos foram criados, o município estava com o limite de gastos prudenciais ultrapassado. O que não permitia a criação de cargo, carreira ou função, para não aumentar as despesas públicas. Como também informou que o gestor foi alertado pelo TCE da situação das contas da sua cidade e mesmo assim contratou funcionários.
Dessa forma, para o MPC ficou claro o descumprimento das vedações legais existentes, por parte do prefeito.
De acordo com a defesa do prefeito João Messias, não houve aumento de cargos públicos no Município de Batalha. “A lei municipal só veio regulamentar uma situação fática que já existia no Município de Batalha-PI”, alegou. Como também afirmou que o limite de gastos diminuiu, após assumir a prefeitura.
Mesmo assim, o MPC considera que a alegação do prefeito não justifica as irregularidades na contratação dos funcionários. Por isso pede que o gestor não contrate pessoas para os cargos criados pela lei municipal, que o gestor seja notificado, que exonere os ocupantes dos cargos e comprove a exoneração dos mesmos.
O processo teve como relatora a Conselheira Waltânia Alvarenga do Tribunal de Contas do Estado.
Outro lado
O Viagora não conseguiu localizar o prefeito João Messias para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.
-
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%. -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir