Câmara dos Deputados comemora 300 anos da cidade de Oeiras
A solenidade foi dedicada à primeira capital e cidade mais antiga do Piauí.
A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29), sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
A solenidade dedicada à primeira capital e cidade mais antiga do Piauí, foi proposta pelo deputado Assis Carvalho (PT) e contou com apresentação artística do Bandolins Mirins de Oeiras, participação de diversas autoridades políticas e oeirenses radicados em Brasília.
- Foto: AscomBandolins Mirins
Em seu discurso, Assis falou sobre a participação do município na luta pela Independência do Brasil e o acervo arquitetônico. “Oeiras se rebelou contra os colonizadores que haviam destacado um comandante de armas para garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal, mesmo após a independência ter sido proclamada em São Paulo, em setembro de 1822. No dia 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins – que depois se tornaria Visconde da Parnaíba – proclamou a independência do Piauí de Portugal, desafiando a Coroa Portuguesa, e assumiu a presidência da Junta do Governo”, contou.
O governador Wellington Dias, comentou sobre a programação que tem sido realizada desde o 24 de janeiro, até o dia 26 de dezembro – data em que comemora os 300 anos. “Estamos preparando uma programação onde possamos voltar na história, fazendo uma celebração com brasileiros, portugueses, africanos, os povos da origem. Quero dizer também da minha alegria com a presença dos bandolins de Oeiras. Nada representa mais os 300 anos do que a cultura, e nela os bandolins”.
- Foto: AscomSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, parabenizou a iniciativa e organização desta sessão. “Esse ano tem muita coisa boa acontecendo. Agradeço o deputado Assis Carvalho pela emenda parlamentar que foi fundamental para a reforma do Sobrado Major Selemérico, em Oeiras e, parabenizá-lo pela iniciativa e organização desta sessão”.
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), também usou a tribuna para pronunciamento em homenagem a Oeiras. “Estado pulsante. Oeiras é a capital de grandes homens e mulheres que levam a história do Piauí. Todo brasileiro deveria conhecer a história dessa cidade que respira a fé”.
- Foto: AscomSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras na Câmara dos Deputados
O encerramento teve apresentação artística do Bandolins formado por adolescentes que tocaram o hino de Oeiras, chorinho, marchinhas e sambas.
Ainda acompanharam a solenidade a senadora Regina Sousa, o senador Ciro Nogueira; os deputados federais Átila Lira, Rodrigo Martins, Marcelo Castro, Maia Filho, Silas Freire; os deputados estaduais Mauro Tapety e B. Sá Filho e os vereadores de Oeiras, José Alberto Pinheiro e Beron Morais.
Também estiveram no evento, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes e o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim e o prefeito de Cajazeiras, Aldemar Neto.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir