CCJ da Alepi aprova criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos
Os votos contratos à proposta do Governador Wellington Dias, foram dos deputados Gustavo Neiva (PSB) e Rubem Martins (PSB).
A proposta do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que busca a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi) na estrutura administrativa do estado, foi aprovada na última terça-feira, 05 de agosto, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Votaram contrários à mensagem, os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Rubem Martins (PSB). O deputado Aluísio Martins (PT) deu parecer favorável.
- Foto: AlepiAluísio Martins (PT).
O objetivo da Agrespi é fiscalizar a prestação de serviços públicos pela iniciativa privada, controlar a qualidade na prestação desses serviços e estabelecer regras para o setor. A sugestão do governador chegou à Alepi em junho deste ano.
“Segundo o Projeto apresentado pelo Governo a Agrespi não possui atuação específica, é uma agência reguladora que vai tratar de todos os assuntos do Estado do Piauí. Então, como vai ser escolhido o pessoal que vai trabalhar nela? É um engenheiro agrônomo que vai tratar de um assunto jurídico, e vice e versa? É preciso ter esse cuidado com a especificidade dos membros dos conselhos dessa agência”, disse Rubem Martins defendendo o seu voto contrário.
- Foto: Ascom/AlepiDeputado Rubem Martins (PSB).
“Um outro item que eu chamei atenção foi a questão do mandato dos gestores. Para uma agência reguladora ter autonomia, os membros não podem ser nomeados pelo governador e dispensados ao seu bel prazer. Ele precisa ter um mandato para ter segurança de bater a favor ou contra dos assuntos”, completou o deputado.
A Agrespi tem a finalidade de regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico, transportes, gás canalizado e infraestrutura geral do Estado do Piauí, podendo exercer a função de regulação e fiscalização dos serviços públicos e demais atividades econômicas regulamentadas de competência da União e dos Municípios desde que receba tais entes ou de suas entidades reguladoras a respectiva delegação, mediante convênio, acordo, contrato ou outros instrumentos do mesmo gênero.
Dotada de autonomia administrativa e regulatória, os dirigentes da Agrespi exercerão mandato por prazo certo e terão poderes para regular o setor dos serviços públicos com independência e segundo critérios técnicos.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Wellington Dias
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir