MP denuncia prefeito Pedro Nunes por contratos ilegais com advogados
O promotor quer o deferimento de uma decisão liminar para suspender os contratos e que o prefeito devolva os valores pagos.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Pedro Nunes (PT)
O Promotor de Justiça de Marcos Parente, Edgar Bandeira, ajuizou ações civis públicas contra o prefeito do município, Pedro Nunes e dois escritórios de advocacia. Segundo a denúncia, o gestor contratou os advogados ilegalmente.
A primeira ação descreve contratação de serviços advocatícios por dispensa de licitação. No total, os serviços custariam R$ 84 mil reais, em doze parcelas. O promotor de Justiça afirmou que, ao analisar os documentos referentes à contratação, ficou comprovada a ilegalidade cometida pelo prefeito ao contratar um serviço de assessoria e consultoria jurídica, o qual deveria ser executado pelo Procurador do Município.
Além disso, o exame do "processo administrativo de inexigibilidade de licitação nº 03/2017", o qual traz toda a documentação profissional dos advogados que compõem o escritório contratado, denotou a falta de comprovação de notória especialização por parte dos profissionais, que é a premissa para dispensar processo licitatório.
O segundo contrato com o escritório Nonato Teixeira Sociedade de Advogados também foi ilegal e teve o mesmo valor. A contratação é referente à prestação de serviços de assessoria e consultoria jurídicas especializadas, nas áreas administrativa, trabalhista e tributária.
O promotor quer o deferimento de uma decisão liminar para suspender os contratos e que o prefeito devolva os valores pagos. A representação também pede que o prefeito Pedro Nunes seja condenado por improbidade administrativa.
Teresina
Piauí
Pedro Nunes de Sousa
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço. -
Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17). -
Prefeitura de Teresina realiza mutirão de limpeza na Praça da Bandeira
A ação pública ocorrerá neste sábado e domingo (18 e 19/01), sob responsabilidade da ETURB. -
Uespi irá ofertar mais de 3.900 vagas pelo Sisu 2025
Conforme a Pró-Reitoria, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem ter realizado o Enem 2024, para realizar a inscrição no Sisu 2025, que ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro. -
Presidente do TJ Aderson Nogueira fará abertura do ano judiciário na segunda no Piauí
A solenidade ocorrerá na próxima segunda-feira (20) no novo Auditório Multiuso do Complexo Judiciário.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir