Repasse da Odebrecht para Firmino Filho será investigado no TRE-PI
O desembargador do TRF 1 declinou a competência do caso à Justiça Eleitoral. O prefeito é acusado de ter recebido R$ 500 mil da Odrebrecht.
O desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, decidiu enviar o processo contra o prefeito Firmino Filho sobre caixa 2 com a Odebrecht para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O despacho foi assinado em 26 de julho deste ano e já chegou ao TRE-PI.
- Foto: ViagoraPrefeito Firmino Filho (PSDB)
“O próprio Ministério Público Federal fez o pedido do declínio da competência, esclarecendo que na investigação não ficou demostrando nenhum indício de que houvesse qualquer crime que não fosse de matéria eleitoral, portanto a competência seria só do Tribunal Regional Eleitoral. O desembargador apenas acolheu esse pedido”, explicou o advogado do prefeito, Lucas Villa.
Entenda o caso
O ex-diretor da Odebrecht Ambiental, Alexandre José Lopes Barradas, relatou em sua delação como ocorreu o acordo para doação, via caixa 2, para a campanha de Firmino Filho em 2012. De acordo com o executivo, Firmino pediu a “ajuda” pessoalmente, mas o valor só foi acordado com uma terceira pessoa, que seria primo do prefeito, de nome Alberto.
A versão sobre a negociação com o prefeito foi confirmado por José de Carvalho Filho, ex-diretor da Odebrecht. Firmino teria recebido R$ 500 mil, de acordo com os delatores. Nos documentos entregue ao MPF, o prefeito era identificado como “Fifi”.
- Foto: Samantha CavalcaLista
Em maio deste ano, os autos do processo foram encaminhados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, porque o prefeito não possui foro especial no Supremo Tribunal Federal (STF).
Sempre que questionado, o prefeito Firmino Filho nega as acusações, afirmando que todas as doações recebidas da Odebrecht foram através da direção do PSDB e declaradas nas contas de campanha.
-
Operação do Denarc prende cinco acusados de roubos e tráfico de drogas em Teresina
Segundo a Polícia Civil do Piauí, as equipes do Denarc cumpriram oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de roubos e tráfico de drogas. -
Petrus pede a expulsão dos deputados Marden, Bárbara e Dr. Thales do Progressistas
A deputada Bárbara Soares informou que ainda está avaliando a situação e que no momento certo irá informar sua decisão. -
Suspeito de homicídio é preso após perseguição policial em Floriano
Conforme informações da PRF, as equipes localizaram o homem após receberem uma denúncia de que ele estaria transportando uma motocicleta roubada. -
Promotor investiga omissão do prefeito de Campo Maior contra expansão de casas
O promotor explicou que houve expansão das residências em direção à via pública, com anuência do município de Campo Maior, por meio da Secretaria de Planejamento, conforme relato de proprietários. -
Severo Eulálio será um presidente de diálogo na Alepi, diz Simone Pereira
A parlamentar ressaltou que o emedebista vai trabalhar para garantir a continuidade das ações iniciadas na gestão de Franzé Silva (PT), como a entrega das reformas dos gabinetes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir