R. Silva critica fim das coligações proporcionais e cláusula de barreira
O vereador se posicionou durante sessão desta quarta-feira (06) na Câmara Municipal de Teresina.
O vereador R. Silva (PP) criticou a aprovação do fim das coligações de partidos nas eleições proporcionais, durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, na quarta-feira (06). A medida foi aprovada em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados.
“Eu chamo a atenção para o fim das coligações proporcionais, que significa que cada partido tem que seguir sem nenhum tipo de ajuda do outro para eleger seus representantes”, relatou o vereador, que afirmou ter motivos para acreditar que a legislação eleitoral sofrerá modificações até outubro deste ano.
- Foto: AscomVereador R. Silva
De acordo com R. Silva, o fim das coligações trará dificuldades para todos os partidos políticos, que terão que se esforçar para concorrer nas eleições de 2018 ou 2020 com um maior número de concorrentes, para não serem afetados pela medida.
O vereador aproveitou o momento para criticar, a aprovação do projeto da cláusula de barreira, também conhecida como cláusula de desempenho ou cláusula de exclusão, que se trata de um norma na qual restringe o funcionamento parlamentar de partidos que não conseguiram alcançar determinados percentual de votos. Pela norma, inicialmente para ter acesso ao fundo partidário, cada partido terá que ter nove deputados eleitos em 2018 e apresentar 1,5% dos votos válidos.
“Essa mudança vai trazer, no Piauí, uma grande correria dos partidos para manter pessoas que queiram disputar cadeiras no legislativo estadual e municipal nas próximas eleições. Acho que a reforma deveria ser mais profunda e melhor discutida com a população e com os partidos”, explicou R. Silva.
Prefeito de Piracuruca não paga dívidas há 5 anos e Agespisa aciona o TCE
A representação foi enviada no dia 18 de novembro deste ano e tem como relator a conselheira Rejane Ribeiro Sousa Dias.TCE bloqueia novamente contas da Prefeitura de Teresina
A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros.Promotor quer nulidade dos votos da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri
A ação foi ajuizada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha por suposta fraude à cota de gênero."Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir