MP investiga falta de atendimento em bancos de Corrente
A decisão da promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana partiu da denúncia de que um idoso e 83 anos teve o direito de preferência desrespeitado após comparecer ao Banco do Bradesco no município.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) instaurou um inquérito civil para investigar a falta de atendimento prioritário para idosos nas agências do Banco Bradesco, Banco do Brasil, da Casa Lotérica e do Banco do Nordeste situados na cidade de Corrente, no interior do Piauí.
Segundo a Portaria nº 017/2018 instaurada no dia 23 de outubro pela promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, uma denúncia foi formulada na 2ª Promotoria de Justiça de Corrente relatando que um idoso de 83 anos de idade teve o direito de preferência desrespeitado após comparecer ao Banco do Bradesco no município.
O Ministério Público afirmou que a garantia de prioridade é assegurada pela Lei de nº 13.466 de 2017, garantindo o “atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços públicos à população”.
A lei também garante que “dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos”.
Após a autuação da portaria, foi determinado que as agências do Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Casa Lotérica de Corrente sejam notificados para que informem no prazo de 15 dias úteis como funciona a garantia de direito de prioridade aos idosos nos atendimentos ocorridos nas unidades.
Caso alguma irregularidade seja constatada pelo Ministério Público, as medidas judiciais cabíveis devem ser tomadas.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
-
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir